Decorreu entre o dia 3 e 14 de Agosto mais um Campo de Trabalho Internacional em Óbidos com a organização da Associação Espeleológica de Óbidos (AEO).
No segundo ano consecutivo e após três anos em que a AEO não teve projetos aprovados, foi mais uma vez, com mérito, contemplada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Este projecto trouxe até Óbidos 17 jovens oriundos de vários países (Taiwan, Sérvia, Áustria, Rússia, Itália, França, Espanha, Grécia e Portugal) com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e onde a língua inglesa predominava.
Durante doze dias na componente de trabalho do projeto, estes jovens procederam à caiação de alguns espaços/infraestruturas do concelho, nomeadamente, muros à entrada norte de Óbidos (junto ao Café “Os Filipes” e muro junto à Escola Josefa de Óbidos, lavadouro do Bairro da Sra. da Luz, muros do cemitério da Amoreira e Pelourinho, Coreto e espaço de lazer no Olho Marinho. Na componente de intercâmbio cultural, recreativo, os jovens participantes puderam visitar as praias da Foz do Arelho, Baleal, Bom Sucesso, S. Martinho e Ilha da Berlenga, foram ainda visitar e participar no Mercado Medieval de Óbidos, Feira Nacional da Pera Rocha e Festival do Vinho Português e outras festas populares, um conjunto de atividades divulgadoras das boas práticas da nossa região. Houve também a oportunidade de se realizarem jantares temáticos, com os participantes a trazerem até nós os pratos principais dos seus países, num intercâmbio gastronómico.
Foram sem dúvida doze dias em intensos momentos, dos quais resultam um sentimento de grande dever cumprido, de apoio à comunidade e de saudade.
A AEO acredita que este tipo de projeto trás/veícula grandes recordações e de forma geral grande vontade de voltar por parte de todos os participantes. Acreditamos que existe um grande enriquecimento a vários níveis por todos os envolvidos neste projeto.
Agradecimentos à CMO, às Juntas de Freguesia Sta. Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, Amoreira e Olho Marinho pela disponibilização dos espaços, equipamento logístico e dos técnicos que fizeram o preâmbulo ao projeto, aos parceiros externos, aos monitores da AEO que acompanharam os jovens, ao BVO e a todos os que tiveram oportunidade de interagir com o grupo e que de certa forma colaboraram nas diversas ações.
O agradecimento ao IPDJ por mais uma vez ter apoiado e confiado na Associação Espeleológica de Óbidos a concretização deste projeto internacional.































