O caldense João Almeida venceu as três etapas

0
753
João Almeida
Caldense João Almeida venceu a Volta a Portugal

No passado dia 28 de Julho decorreu a primeira etapa da Volta a Portugal Juniores Liberty Seguros, o campeão nacional de fundo e contrarelógio impôs-se em solitário ao cabo dos 108.6 quilómetros que sob calor intenso ligaram São João de Ver a Braga.

O corredor natural de Caldas da Rainha integrou a principal fuga, formada por oito corredores, quando estavam percorridos cerca de 50 quilómetros, a cerca de quilómetro e meio do final, João Almeida isolou-se e cortou a meta sozinho. “Vinha na fuga e ataquei na última subida. Tenho como objectivo levar a camisola amarela até ao final. Conto com os meus companheiros de equipa para essa tarefa. Aliás, a equipa unida que tenho é o segredo das vitórias que conquistei neste ano”, afirmou o camisola amarela. No final desta etapa João Almeida juntou a camisola verde (pontos) à amarela. A Bairrada comanda por equipas. O Espanhol Tomeu Gelabert vestiu a camisola azul (melhor trepador) e Pedro Lopes do Alcobaça CC/Crédito Agrícola foi o melhor júnior de primeiro ano vestindo a camisola branca (juventude).
A segunda etapa decorreu no dia 29 de Julho e levou a caravana de Vila Verde a Fafe, ao longo de 88 quilómetros. À semelhança do que aconteceu na véspera, o calor juntou-se ao percurso ondulado para dificultar a vida aos jovens corredores durante a segunda etapa. Apesar da dureza, foi um grupo numeroso que abordou a entrada na cidade de Fafe, mas João Almeida não permitiu uma chegada ao sprint. O corredor das Caldas da Rainha atacou no ultimo quilometro, em subida e em estrada de empedrado e cortou a meta sozinho, ao fim de 2h31m58s de prova. “A etapa de hoje custou mais do que a primeira, tanto pelo calor como pelo terreno. Ataquei no último quilómetro para consolidar a liderança, pois quero levar a camisola amarela até final”, afirmou João Almeida. Questionado sobre se tenciona vencer a última etapa, o camisola amarela desabafou: “Isso também já era de mais”. Na classificação geral João Almeida mantém a camisola amarela e verde, Tomeu Gelabert  manteve a camisola azul (melhor trepador) e Pedro Lopes a camisola branca (juventude).
A terceira e última etapa terminou no passado sábado a 30 de Julho. Esta etapa de 110.3 quilómetros ligou Boticas a Macedo de Cavaleiros. Para João Almeida não houve duas sem três e venceu a ultima etapa, consagrando-se o Camisola Amarela e subiu ao pódio como vencedor da 11º Volta a Portugal Juniores Liberty Seguros. O atleta caldense fez o mesmo que nas tiradas anteriores: atacou e ninguém foi capaz de o deter. Esta etapa foi mais uma vez marcada por um calor muito intenso e um terreno de constante sobe e desce, daí que o pelotão se foi desmantelando desde o inicio. Foi, no entanto, na Serra de Bornes que se deram as movimentações decisivas. A subir fez-se a selecção e a descer surgiu o ataque surpresa de João Almeida. “Sabia que os adversários não estavam à espera de um ataque na descida e saí para os surpreender. Estou muito feliz com este resultado. Nunca esperei ganhar as etapas todas, embora viesse para a prova com intenção de disputar a geral, tal como o meu companheiro Daniel Viegas. Agradeço-lhe a ele e a toda a equipa pelo trabalho que fizeram por mim, assim como agradeço todo o apoio da minha família”, afirmou João Almeida no final da corrida. O corredor natural das Caldas da Rainha concluiu a Volta a Portugal de Juniores com 45 segundos de vantagem sobre Alejandro Ropéro e com 1m26s face a Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que o acompanharam no pódio. João Almeida foi também o vencedor da classificação por pontos, enquanto Pedro Lopes conquistou a classificação da juventude e Tomeu Gelabert sagrou-se rei dos trepadores. A RH+ Polartex/Fundación Contador impôs-se por equipas.

- publicidade -