O Caldas SC inicia os trabalhos amanhã, 18 de Julho, pelas 19 horas, no Campo da Mata. Ao treinador Ricardo Moura apresentam-se 18 dos 22 jogadores que terminaram a época no clube, mais quatro juniores promovidos e duas caras novas: Nuno Januário, um regresso ao clube para o primeiro ano de sénior, e o guarda-redes João Guerra.
O compromisso assumido em entrevista à Gazeta das Caldas pelo Departamento de Futebol do clube era manter 80% do plantel da época passada e foi cumprido. Do grupo que teve uma participação muito meritória na época transacta saem o guarda-redes Maurício, o lateral esquerdo André Frias e o médio Coça. Nenhum dos jogadores se conseguiu afirmar ao serviço do clube. Tiago Lopes não tem confirmada a continuidade nem a saída.
Para discutir o lugar na baliza com Luís Paulo chega João Guerra. O guarda-redes de 23 anos tem 1,82 m e 80 kg e chega da U. Leiria. Foi 17 vezes internacional nas selecções de Sub 16, 17, 18 e 19. O ex-júnior Kiko também vai ter oportunidade para integrar o plantel. Os restantes três juniores promovidos são os médios Vítor Hugo e Marcelo Santos – duas vezes melhor marcador nos juniores – e o avançado João Ribeiro.
Novidade é também o médio ofensivo Nuno Januário, que regressa depois de três épocas no Caldas SC nos escalões de iniciados (1) e juvenis (2). Nessa primeira passagem no clube notabilizou-se pela forma como alia a técnica e a velocidade, mas também pelos golos. Foi sempre melhor marcador do seu escalão, com um total de 69 remates certeiros. Só na última temporada ao serviço do clube apontou 32 golos. Nuno Januário alinhou depois nos juniores do Torreense e do Belenenses, onde cumpriu a última temporada, chegando a envergar a braçadeira de capitão.
O plantel não está, porém, fechado. Nuno Ferreira, director do futebol, adiantou ao nosso jornal que o clube procura ainda um ponta-de-lança, lacuna identificada desde cedo na temporada anterior e que não chegou a ser colmatada.
Série e jogos de preparação definidos
Entretanto já está definida a série que o Caldas SC vai integrar na próxima temporada. Os pelicanos dão um passo a norte e devem integrar a série E, que terá deslocações mais longas que as das duas últimas temporadas. Os adversários mais próximos geograficamente são Peniche e U. Leiria, os restantes são Alcanenense, Sertanense, Sernache, Águias do Moradal, Benfica e Castelo Branco, Crato e Naval, despromovido dos campeonatos profissionais.
Os caldenses têm previstos seis jogos de preparação, o primeiro dos quais com o Nacional da Madeira, da Liga 1. O encontro é a 27 de Julho em Rio Maior, onde os insulares estagiam.
Plantel
Guarda-redes: Luís Paulo, João Guerra (U. Leiria) e Kiko (ex-júnior)
Defesas: Juvenal, André Cruz, Rui Almeida, Militão, Rony, Marcelo Sousa, Danny Rafael
Médios: Telmo, Duarte Cardeira, Paulo Inácio, André Santos, Diogo Clemente, André Simões, Tiago Esgaio, Luís Farinha, Nuno Januário (Belenenses juniores), Vítor Hugo e Marcelo Santos (ex-juniores)
Avançados: João Rodrigues, Sabino e João Ribeiro (ex-júnior)
Treinador: Ricardo Moura.
Adjunto: Tiago Lourenço.
Tr. guarda-redes: Marco Silva
Análise e observação: David Silva
Jogos de pré-época
27 Julho 19h00 – Nacional – Rio Maior
1 Agosto 11h00 – Sindicato – Jamor
5 Agosto – Juniores U. Leiria – C. Mata
8 Agosto – Sacavenense – C. Mata
12 Agosto – Coruchense – C. Mata
15 Agosto – Apresentação (a definir)






























