Caldas RC retoma e conquista o Torneio da Rainha

0
1071
O plantel do Caldas RC para a nova época

Pelicanos apresentaram equipa sénior para a 1.ª Divisão nacional com um sábado de festa

O Caldas Rugby Clube voltou a organizar, no passado sábado, 4 de outubro, o Torneio Rainha, competição que marcou o arranque oficial da época desportiva 2025/2026 e que regressou após alguns anos de interrupção motivada por alterações no calendário nacional.

O evento decorreu no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, casa de sempre dos “pelicanos”, e contou com um programa desportivo e festivo que se prolongou desde as primeiras horas da manhã até ao início da noite.

- publicidade -

A iniciativa foi preparada pela nova direção do Caldas RC, que quis juntar num só dia a vertente competitiva e o espírito comunitário que caracteriza a modalidade. O torneio foi pensado não só para atletas e sócios, mas também para a comunidade em geral e, de forma especial, para os muitos estrangeiros residentes na região que têm no rugby o seu desporto de eleição.

O dia começou logo às 10h00 com atividades abertas aos escalões de formação, dos Sub-6 aos Sub-12, e com jogos de Touch Rugby que animaram os mais jovens. Seguiu-se, na ClubHouse do clube, a transmissão em direto do encontro internacional entre Austrália e Nova Zelândia, integrado no Rugby Championship, proporcionando aos adeptos a oportunidade de viver em conjunto a paixão pela modalidade.

Um dos momentos mais aguardados aconteceu às 12h30, com a apresentação da equipa sénior do Caldas RC para a nova temporada.

A competição propriamente dita arrancou durante a tarde, após nova transmissão televisiva – desta vez do jogo entre Argentina e África do Sul. O IV Torneio Rainha contou com três equipas participantes: Caldas RC, RC Setúbal e Braga Rugby. Os encontros tiveram a duração de 40 minutos (duas partes de 20), garantindo ritmo competitivo às formações que se preparam para a nova época.

No primeiro jogo, o Caldas RC empatou a 12 pontos com o RC Setúbal. A equipa da casa entrou melhor, com ensaios de Tomás Jacinto e Marcos Pedregal, mas acabou por permitir a recuperação dos sadinos na segunda metade, fruto de algumas falhas nos alinhamentos e sucessivas penalidades concedidas no seu meio-campo.

O segundo encontro opôs RC Setúbal e Braga Rugby, tendo os bracarenses vencido por 19-12. Apesar da vantagem do Setúbal ao intervalo, os minhotos reagiram bem na segunda parte e acabaram por virar o resultado, impondo-se com maior consistência física.

A decisão do torneio ficou reservada para o último jogo, entre Caldas RC e Braga Rugby. Os “pelicanos” entraram de forma avassaladora e chegaram rapidamente a uma vantagem confortável, com ensaios de Marcos Pedregal (2), Wilson Bento e Afonso Oliveira. Ao intervalo, o marcador já assinalava 24-7 favorável aos caldenses. Na segunda metade, as várias substituições permitiram reação do Braga, que reduziu para 21-29, mas a vitória acabou por sorrir ao Caldas RC, que selou o triunfo no torneio.

Com este resultado, O Caldas RC venceu o torneio com 6 pontos, mais dois que o Braga Rugby, enquanto o RC Setúbal ficou em terceiro.

O troféu foi entregue ao capitão José Contreras por António Hevilla Jiménez, sócio-gerente da empresa Senegal International, patrocinadora do Caldas RC, que se deslocou de Málaga para estar presente no evento.

A festa não terminou dentro de campo. Como é tradição no rugby, seguiu-se a “terceira parte”, momento de convívio entre atletas, dirigentes e adeptos, que se prolongou pela noite, com um sunset animado pelos DJs Tierri, Jomi e Vital, reunindo dezenas de sócios e amigos do clube.

O Caldas RC alinhou com Afonso Oliveira, Alexis Scotto (ex-CAU Valencia, Alvaro Pena (ex-Tasman Rugby Boadilal), Augusto Andrade (ex-RC Lousã), Corrado Berti (ex-AP Partenope Rugby), Diogo Silva, Diogo Vasconcelos, Filipe Gil, Filipe Nobre, Isaac Teeuw (ex-Sub18), José Contreras (Cap), Lautaro Vac (ex-Suri RugbyClub), Leonardo Ferreira, Luis dos Santos (ex-CR Cadiz), Marcos Pedregal, Pedro Arruda, Rafael Cavaco Silva, Ricardo Correia, Rodrigo Cavaco Silva (ex-Ericeirense), Tiago Pinto (ex-Sub18), Tomas Cambournac, Tomas Jacinto, Vitali Kirini (ex-RC Ozurgetti), Weber Neves, Wilson Bento. O plantel integra, ainda, André Filipe, António Pardal, Carlos Prieto, Francisco Xavier dos Santos, Gustavo Moura, Ricardo Marques e Tiago Santos, ausentes por motivos profissionais ou que não alinharam a recuperar de lesões.

Treinador: Brendan Snyman
Diretor de Equipa: David Esteves
Fisioterapeuta: Cassandra Gonzalez (Physioclem) ■

- publicidade -