Futebol: Caldas foi palco de curso de treinadores nível III

0
759

Durante a passada semana realizou-se um curso de treinadores nas Caldas. José Vala foi um dos participantes

A formação de técnicos inclui as vertentes teórica e prática

Quase trinta treinadores de futebol estiveram nas Caldas a fazer formação durante a passada semana. Esta ação, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, é do curso do nível III – UEFA A e tem uma duração de cinco semanas, tendo-se iniciado com uma quinzena em Lisboa, prosseguindo com mais uma semana em outubro e outra em novembro.
Os 27 participantes de todo o país, são adjuntos da I Liga, treinadores da Liga 3, adjuntos das seleções nacionais jovens e diretores técnicos de associações. Entre estes, está o técnico do Caldas, José Vala, que há vários anos queria fazer esta formação, mas como treinava no Campeonato de Portugal via treinadores de escalões superiores obterem a prioridade. Com a subida à Liga 3 passou a ser obrigatório este curso para os treinadores e a FPF decidiu premiar os técnicos que subiram a esta nova liga e não tinham este nível, mas já tinham demonstrado interesse na formação. Nesse quadro estava o treinador do Caldas que se tem candidatado nos últimos anos.

“É uma formação bastante intensiva e tem sido muito enriquecedora, especialmente pela partilha de experiências”

José Vala

“São trabalhadas 6 disciplinas e no último nível é adicionada a comunicação”

Arnaldo Cunha

“É bastante intensivo e tem sido muito enriquecedor, especialmente pela partilha de experiências”, analisou. A formação permite também colocar todos a falar a mesma linguagem no futebol, o que José Vala considera essencial. “Tem sido produtivo”, concluiu.
A certificação de treinadores tem dupla certificação, a nacional e a internacional. O nível I corresponde ao UEFA C, e o IV nível, o mais alto, corresponde ao UEFA Pro.
Arnaldo Cunha, diretor de formação da FPF explicou à Gazeta das Caldas que o objetivo é que esta “seja uma formação muito específica do que são as matérias do futebol, do que é necessário para estar dentro do campo, mas que isso seja complementado com outras áreas importantes para que o treinador perceba a dinâmica social”.
São trabalhadas seis disciplinas: uma de técnico-tática,uma de capacidades motoras, uma de metodologia do treino, uma de psicologia, uma de arbitragem e leis de jogo e uma de gestão e organização. No último nível do curso (UEFA Pro) adiciona-se a cadeira de comunicação e imagem.
A escolha pelas Caldas deveu-se à proximidade com Lisboa e à existência de todas as condições necessárias. ■

- publicidade -