A felicidade dos participantes é o maior prémio | D.R.
No dia 10 de Maio 107 atletas de vários centros de educação especial do país participaram na prova de remo indoor adaptado do CEERDL, que se realiza há 19 anos no Pavilhão da Mata. Esta é a prova mais antiga deste tipo em Portugal e começou com apenas 30 atletas.
Mas mais importante que a competição e as classificações, é o estímulo para a actividade física, o convívio e a felicidade dos participantes. O remo é importante para estimular o desenvolvimento músculo-esquelético e a coordenação.
António Rodrigues veio do Vale de Santarém para participar neste evento pela segunda vez. “Foi giro e é importante fazer actividade física porque faz bem à saúde”, disse António Rodrigues, acrescentando que “o mais importante é conviver com os colegas de outras instituições que só vemos de longe em longe”.
A prova trouxe às Caldas instituições de todo o país | D.R.
Para os 20 anos deste evento, Miguel Maranhão, responsável pela área da actividade física do CEERDL, pretende levar esta prova para uma zona aberta da cidade, como o Parque D. Carlos ou o largo da Praça 25 de Abril. Além disso, existe a possibilidade de a prova integrar os campeonatos da federação de remo, o que levará a um aumento exponencial do número de participantes.
Miguel Maranhão salientou ainda que era importante que os caldenses percebessem a importância deste evento e fossem assistir e participar.
A terminar, o responsável pela prova agradeceu o apoio dos patrocinadores, da Câmara (que cedeu as instalações) e dos 28 alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, liderados pelo professor Ricardo Pimenta. I.V.