
Antigo ciclista Benedito Ferreira entre os distinguidos.
A equipa de futebol sénior do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB), campeã distrital de Leiria da época 1970/71 e a primeira equipa do clube a subir à 3ª Divisão nacional, foi homenageada durante o jantar comemorativo do 111º aniversário da coletividade. Muitos dos ‘craques’ marcaram presença e receberam das mãos do presidente da Direção, Jorge Filipe Silva, e na presença do presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes, uma fotografia da equipa tirada no antigo campo da vila e um cachecol verde e amarelo, as cores do clube, para assinalar o feito histórico desportivo.
Nesta noite de festa do SCEB, tradicionalmente realizada na véspera do dia de aniversário – 5 de outubro –, foram também distinguidas sócios com 25 e 50 anos de associados, antigos dirigentes e atletas. O antigo ciclista Benedito Ferreira foi um dos homenageados, tendo integrado várias equipas profissionais do clube e alcançado, no seu longo palmarés, a vitória em duas etapas da Volta a Portugal e uma na Volta à França.
Falando perante cerca de 200 associados e convidados, o presidente da Câmara anunciou que a autarquia vai ceder um terreno para que o SCEB possa construir um novo pavilhão, correspondendo a um anseio manifestado pela associação para dar resposta aos atuais desafios competitivos. Outra novidade revelada por Ricardo Fernandes é que, a partir de 2023, entrará em vigor pela primeira vez um contrato de desenvolvimento desportivo, “com outra robustez financeira”, deixando o clube de estar limitado anualmente ao subsídio de apoio ao movimento associativo, que tem um limite máximo de apoio de 6.500 euros. O autarca anunciou também a atribuição de 10 mil euros para a realização das obras de melhoramentos da sede do SCEB e que irá reforçar a verba do protocolo de cedência do Estádio Municipal ao clube, de 15 para 20 mil euros por ano.
Segundo Jorge Filipe Silva, o clube “chegou ao limite”, pelo que “ou parava ou tinha que dar um salto competitivo”, tendo em conta o incremento que assistiu nos últimos anos no desenvolvido do futebol e da ginástica, as duas principais atividades desportivas. Todas as outras modalidades continuam a evoluir e a sede e o pavilhão desportivo municipal revelam-se insuficientes para dar resposta às necessidades, principalmente da patinagem e do futsal. “Queremos construir um pavilhão para o clube e um segundo relvado para o estádio municipal”, anunciou o presidente do clube aos sócios.






























