Caldenses Lucas Rodrigues, Francisco Daniel e Beatriz Fernandes marcaram presença.
O madeirense Tiago Berenguer venceu a prova do singulares homens da segunda edição do Open de Portugal de Sub-17, que decorreu até domingo no Centro de Alto Rendimento de Badminton, nas Caldas da Rainha. Em prova estiveram três caldenses, que tiveram oportinidade de participar numa prova de cariz internacional.
Tiago Berenguer, que este ano se tornou o primeiro português de sempre a obter uma medalha nos Campeonatos da Europa de Sub-15. A começar na primeira metade do quadro masculino, Tiago Berenguer fez uma grande prova ao afastar o favorito à conquista do torneio, o galês Harper Leigh, para bater na final o 4º cabeçça-de-série, o neerlandês Noah Warning. Em toda a prova, o português cedeu apenas um set.
Na prova feminina, a vitória em siungulares foi para a francesa Lucie Meclot. Os gauleses dominaram também pares masculinos, com vitória para a dupla Hardi Swann e Louis Morin. Já nas duplas femininas e mistas, a vitória sorriu aos belgas, com Fae Boonen e Lieke van Parys a venceram pares femininos e Matts Croes e Tammi van Worterghem em pares mistos.
Entre os caldenses, Francisco Daniel esteve presente em representação da seleção nacional e somou a primeira internacionalização, ou melhor, três.
Na estreia em singulares homens, Francisco Daniel, de 15 anos, teve pela frente o espanhol Alejandro Yaycarov e cedeu em dois sets, com parciais de 21-10 e 21-5. Caso tivesse passado a primeira ronda, tinha pela frente o favorito à vitória, Harper Leigh. Francisco Daniel teve ainda participação em pares homens e pares mistos.
Em pares homens, fez parelha com Hugo Campos, tendo perdido com a dupla franco-suíça composta por Mateo Boix e Arnaud Boschung por 21-12 e 21-14. Em pares mistos, em parelha com Jéssica Almeida, também se ficou pela primeira ronda, cedendo perante o par espanhol Mateo Rey e Paula Noya, com 21-13 e 21-18.
Também em estreia em provas internacionais esteve Lucas Rodrigues, 16 anos, que obteve uma vitória na prova de pares com Tiago Berenguer, contra o par francês Boris e Maikel Popov, por 21-14 e 22-20, cendendo na segunda ronda. Em singulares, Lucas Rodrigues ficoupela primeira ronda ao perder com oespanhol Raul Bergua, 8º mais cotado em prova (21-11, 21-8).
Igualmente em estreia internacional esteve Beatriz Sacramento, que participou em duas provas de duplas, ficando igualmente na primeira ronda. Em pares senhoras, com Mariana Marques, cederam contra a dupla espanhola Angela Gimenez e Rocio Martin. Em pares mistos, com Martim Belas, a vitória sorriu a Tiago Berenguer e Maria Wilkinson.































