Badminton: Europeus dominaram a 58ª edição da prova

0
329

Johnnie Torjussen e Neslihan Yigit venceram as provas de singulares

O Centro de Alto Rendimento para o Badminton recebeu na semana passada a 58ª edição dos Campeonatos Internacionais de Portugal, prova pontuável para o ranking mundial que trouxe às Caldas cerca de 400 atletas. A prova foi totalmente dominada por atletas europeus, que venceram todas as categorias.
Em singulares masculinos, o Johnnie Torjussen venceu o dinamarquês Victor Kauffmann numa final intensa a três sets. Na final feminina, Neslihan Yigit levou a melhor sobre Ozge Bayrak num duelo turco decidido em dois sets.
Nos pares, os franceses Julien Maio e William Villeger derrotaram os japoneses Kazuhiro Ichikawa e Daiki Umayahara, depois de perderem o set inicial.
Nos femininos, nova vitória turca para Bengisu Ercetin e Nazlıcan Inci, sobre as dinamarquesas Christine Busch e Amalie Schulz, a únicas cabeças de série número 1 que chegaram até às finais em todo o torneio.
Dinamarqueses que conquistaram o troféu em pares mistos, com a dupla Andreas Søndergaard e Iben Bergstein, sobre os canadianos Joshua Hurlburt-Yu e Rachel Honderich.
A comitiva nacional, que incluiu as caldense Madalena Fortunato e Mariana Pinto Leite, foi composta por cerca de 50 atletas, 12 dos quais pela seleção nacional. De entre a comitiva lusa, Bernardo Atilano era a principal esperança para um bom resultado. O atleta natural de Lisboa chegou como 1º cabeça de série, mas caiu logo na primeira ronda, eliminado em 3 sets pelo semifinalista francês Enogat Roy. Foi, mesmo assim, o único português a entrar no quadro principal das provas de singulares. Madalena Fortunato e Mariana Pinto Leite disputaram a qualificação no quadro feminino, mas ficaram pela primeira ronda.
Em pares, Mariana Pinto Leite entrou no quadro principal feminino com Mariana Afonso, mas também ficou pela primeira ronda. Madalena Fortunato jogou a qualificação em par com Beatriz Roberto, ficando nas meias-finais após receber walkover na primeira ronda.
Mariana Pinto Leite jogou ainda a qualificação de pares mistos com Ângelo Silva, ficando igualmente na primeira ronda. ■

- publicidade -