Atletismo: Corta-mato do Arneirense e distrital contou com 280 atletas

0
1068
A equipa, na apresentação que decorreu na manhã do passado domingo

Prova decorreu na manhã do passado domingo. Equipa feminina para a nova época apresentada com dois reforços

Beatriz Castelhano, Marta Carriço, Leonor Belchior, Beatriz Gonçalves, Maria Inês Silva, Isaura Correia, Caetana Neves, Maria Vicente, Inês Belbute, Ana Beatriz Costa, Miriam Todica, Carolina Correia, Carolina Patrício e Sofia Roberto. Eis os nomes das 13 atletas que compõem a equipa feminina de atletismo da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense para a época de 2024.
A equipa, que foi distinguida com o prémio de equipa feminina do ano na Gala do Desporto, Exercício e Atividade Física da autarquia deste ano, em outubro, recebe, para já, dois reforços (Carolina Patrício e Sofia Roberto). O plantel é composto por atletas entre os 16 e os 23 anos.

Prova de corta-mato juntou centenas de pessoas, entre atletas, familliares e curiosos

O treinador Alexandre Cardeira, traça os objetivos, que passam por “conseguir regressar à 3ª divisão nacional em pista ao ar livre” e “fazer melhor do que no ano passado, em que conseguimos o quarto lugar, a apenas dois pontos do pódio”. Para a pista coberta, apesar de não terem um objetivo mínimo estabelecido, gostariam de “tentar ser apurados para a segunda divisão nacional”.
Além de Alexandre Cardeira, a equipa técnica para este ano conta ainda com os treinadores António Barros, Daniel Jerónimo, Madalena Carriço e Carlos Matos, que acumula a função de treinador com a de coordenador técnico.

Percurso no parque urbano é aposta para manter
- publicidade -

O clube continua a treinar com dificuldades, uma vez que a pista de atletismo do Complexo Desportivo ainda não está pronta. “A pista já está quase pronta”, frisa Alexandre Cardeira, notando que, ainda assim, depois vai faltar o material adequado, como, por exemplo, dardos e colchões, entre outros. Relativamente ao treino de lançamento longos, continua a ser feito no Campo.
A apresentação da equipa para a época 2024 decorreu a meio da manhã, numa festa do atletismo que decorreu nas Caldas e que juntou centenas de pessoas, entre participantes, familiares e curiosos que assistiram à prova.
Quando a equipa foi apresentada já todos os Infantis, Iniciados, Seniores e Veteranos tinham partido para as suas respetivas provas do corta-mato. Começaram os mais novos, a fazer uma volta e duas voltas pequenas (1000 metros cada volta). Cristina Gomez (dos Pimpões) e Tiago Beja venceram nos sub14, João Fernandes e Maria Jesus nos sub16. Nos seniores triunfaram Filipe Rosa e Benvinda Santos.
Logo após a apresentação decorreram as provas sub18 (4000 metros), conquistada por Carlota Ferreira e Martim Mendes, e sub20 (5000 metros), que Inês Belbute (do Arneirense) e Pedro Rocha, do CA Nazaré, venceram.
O percurso tinha um traçado pelo parque urbano, junto ao Cencal, ao Colégio Rainha D. Leonor e às Hortas Urbanas. “É um espaço brutal para a prática de atividade física e em particular para o corta-mato, tem um percurso maioritariamente plano e rápido, mas com algumas dificuldades que são caraterísticas do corta-mato, como subidas e descidas, além de estar localizado junto ao Complexo Desportivo”, esclareceu Alexandre Cardeira.

Entre os vários escalões participaram 280 atletas

Este foi o terceiro ano em que se realizou o corta-mato nesta localização. No último ano contaram com um total de 110 participantes e este ano esse número multiplicou-se e contaram com 280 inscrições. “No último ano, o nosso corta-mato realizou-se no mesmo dia que a meia-maratona da Nazaré”, explica Alexandre Cardeira, notando que tal poderá ter tido um impacto no número de participantes.
“O nosso objetivo é mesmo que o corta-mato do Arneirense crie tradição”, afirmou. ■

- publicidade -