Atletas da região ganham Prémio de Mérito Desportivo do IPDJ

0
552
Diogo Daniel e Beatriz Monteiro, terceiro e segunda à direita na foto, foram distinguidos na gala

A cerimónia decorreu na passada segunda-feira e reconheceu o valor e mérito de êxitos desportivos no ano de 2023

O Instituto Português do Desporto e da Juventude realizou na passada segunda-feira a cerimónia de entrega dos prémios Mérito Desportivo 2023, que teve lugar em Lisboa, no Teatro Thalia. Na cerimónia vários foram os prémios que seguiram para a região, tanto para atletas, como para treinadores, mas também para estabelecimentos de ensino.
Entre os atletas, destaque para os diplomas de reconhecimento de mérito desportivo para o ciclista António Morgado, caldense que representa a equipa norte-americana da Hagens Bergman Axeon e que, este ano, se destacou ao ganhar a medalha de prata nos mundiais de estrada de Sub-23. António Morgado não pôde estar presente na cerimónia, foi representado pelo pai, João Morgado.
Destaque também para Diogo Daniel, caldense do MVD que conquistou com medalha de bronze nos European Para Games 2023 de badminton, em Roterdão. Homenageada nesta modalidade foi também Beatriz Monteiro, que representa a Académica mas reside, e treina nas Caldas da Rainha, onde também é aluna da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE) da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Beatriz Monteiro também foi medalhada na mesma competição que Diogo Daniel e foi, ainda, distinguida como aluna-atleta da UAARE caldense com resultados desportivos de excelência.
Entre os atletas, foi ainda reconhecido o mérito a Kevin Santos, canoísta da Atouguia da Baleia, medalha de ouro nos Jogos Europeus em K2 Mix 200 metros.
Além dos atletas, mérito ainda para dois treinadores da região. A caldense Ana Lúcia Correia, adjunta de Alan na Seleção Nacional feminina de futebol de praia, foi homenageada pelo 2º lugar na Superfinal Europeia e do 3º posto nos Jogos Europeus, e Vitor Zabumba, da Nazaré, pelos resultados de dois dos seus pupilos no atletismo.
A cerimónia distinguiu ainda, com o Selo Estudante-Atleta, oito instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras desportiva e académica, entre elas o Politécnico de Leiria.
Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, disse que a cerimónia, com a qual o IPDJ distribui cerca de 1 milhão de euros pelos atletas, é “uma homenagem aos atletas que nos enchem de orgulho e dão muito de si para nos darem esssas alegrias”, além de serem um exemplo de preseverança e dedicação para os mais jovens”. ■

- publicidade -