Ainda não houve medalhas, nem diplomas olímpicos, mas j á há um recorde nacional e os cinco atletas conseguiram lugares no top 30
A prestação dos atletas da região presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi positiva nos primeiros dias da competição, com o 13º lugar de João Almeida e o recorde nacional de Francisco Santos em particular destaque.
O ciclista de A-dos-Francos foi o primeiro a entrar em ação e, na estreia nos Jogos, obteve um 13º lugar a pouco mais de três minutos do vencedor, numa prova com mais de seis horas de duração. O caldense fez um balanço positivo da prova, mas adiantou que esteve um pouco “bloqueado”, o que se acentuou com os quilómetros de prova. O calor e humidade extremas, que têm sido uma constante em Tóquio, foram um adversário extra.
O beneditense Francisco Santos, também em estreia olímpica, esteve em destaque nos 100 metros costas, de natação, na qual estabeleceu novo recorde nacional. O resultado garantiu-lhe o 28º lugar.
O calor e a humidade extremas em Tóquio são obstáculos extra para os atletas
Os cinco atletas garantiram lugares de top 30
Os dois voltaram ontem a competir, já depois do fecho desta edição, nas provas de contrarrelógio e dos 200 metros costas.
O trio do triatlo almejou um lugar no top-30, em provas marcadas por ritmos e dureza elevados.
Na prova masculina, o beneditense João Silva foi 23º, apesar de ter melhorado em mais de três minutos o seu tempo na prova de teste, em 2019. Já o caldense João Pereira foi 27º. No final, ambos disseram ter dado o seu melhor. “No final do dia, a qualidade dos atletas foi um fator decisivo”, disse João Silva. João Pereira disse ter vivido “bons momentos” durante a prova que classificou como “muito dura. “Consegui encontrar o meu ritmo, mas não deu para discutir a prova”, assumiu.
No feminino, a alcobacense Melanie Santos foi 22ª. A atleta, que festejou à passagem da meta, disse estar “orgulha” e espera ter inspirado outras atletas para Paris 2024.
Na sexta-feira, Bazolo Lorene, atleta treinada pelo caldense Rui Norte, entra em pista nos 100 e 200 metros em atletismo. ■






























