Associação Paradense: 40 anos cheios de actividade

0
898
Associação Paradense

Ginástica para crianças e adultos, karate, futebol das velhas guardas, zumba, shotokan e tiro com arco são algumas das actividades que se desenvolvem na Associação Social e Cultural Paradense, para além dos jogos tradicionais.

Mas esta é também uma instituição social (a segunda do concelho) com certificação de qualidade, onde são apoiadas 120 crianças na creche, pré-escolar e ATL, 20 idosos no Centro de Dia e 49 utentes em apoio domiciliário. Dispõe ainda de um recém-criado centro de explicações (até ao 12º ano) e de consultas de nutrição, psicologia e terapia da fala.
Com um quadro de pessoal de 40 efectivos e 5 em regime de estágio ou CEI, tem um movimento financeiro de 62 mil euros mensais (ou seja, 750 mil euros anuais).
No 40º aniversário da colectividade havia sopa de peixe, porco no espeto, salada de frutas e doces e uma sala cheia – com duas centenas de pessoas – para cantar os parabéns à associação. Antes do bolo de aniversário foram entregues as medalhas comemorativas dos 25 anos de associados.
Norberto Raimundo, presidente da direcção, explicou à Gazeta das Caldas que o poder associativo começou a fazer-se sentir no Chão da Parada “primeiro pelo isolamento, que levava as pessoas a associarem-se para criar melhores condições”.
José Barros é do Chão da Parada e todos os dias vem à associação beber o seu café e conviver. “É muito importante celebrar o aniversário da associação, que é dinâmica, rende serviço, é rentável, é bonita e é boa”. Para além disso, não tem dificuldade em apontá-la como “uma das boas do concelho, porque aqui há respeito por todos”. Já em relação ao almoço, “tudo estava bom”.
Do Reguengo da Parada, logo ali ao lado, veio Elvira Luís, que também é sócia desta associação. “Venho todos os anos”, exclamou, antes de explicar que tinha estado 40 anos fora e que, quando voltou, sentiu que “os do Chão da Parada são mais amigos e gostam mais de nós”. Do almoço, apesar de ter gostado de tudo, foi a sopa de peixe o gosto predilecto.
Henrique Tereso, presidente da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto que também pertence à direcção da associação, referiu-se a esta colectividade como “uma empresa, mas com outros estatutos” e pediu uma salva de palmas “àqueles que deram início a estas obras e já nos deixaram”.
Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara caldense, disse que “é bom sentir e perceber como as pessoas dão de si em prol dos outros, numa sociedade cada vez mais difícil”.
A próxima actividade será hoje, 30 de Outubro, às 20h00, com uma acção de informação e sensibilização sobre a doença de Alzheimer, com a psicóloga clínica Carina Carvalho da “Alzheimer Portugal”. Nos dias 14 e 15 de Novembro realiza-se a Feira de Outono no Chão da Parada, com produtos artesanais, desfile de moda infantil, actuação do rancho folclórico infantil “Os Pimpolhos” da Areco/Coto e música popular.

- publicidade -