Associação de Ténis de Mesa de Leiria comemorou os 75 anos com jogos e homenagens

0
1917

3-Bras_4768

 

 

- publicidade -

 

 

 

 

 

 

 

 

A Associação de Ténis de Mesa de Leiria celebrou no passado domingo o seu 75º aniversário, com um torneio comemorativo no Pavilhão da Mata, onde está sedeada. Durante a manhã foram montadas 12 mesas, para os quase 90 participantes entre os nove e os 73 anos. Vieram participantes de Leiria, Marinha Grande, Fátima, Alcobaça, Tomar, Santarém e, claro está, das Caldas (23 participantes, entre MVD e Sporting das Caldas).
Foi um dia de homenagens a antigos jogadores, treinadores e dirigentes e de festa, com Lúcio Luís a vencer nos seniores e juniores e Bruno Reis a vencer nos mais novos.
Gabriel Silva, presidente da direcção da associação, explicou que a ideia foi juntar a família mesa tenista desde os mais jovens até às lendas das Caldas. Num balanço do torneio afirmou-se “muito satisfeito, reunimos mais de 80 atletas, julgo que isso não acontecia há muitos anos nas Caldas, foi muito interessante ver as bancadas do pavilhão com gente, é muito importante para o ténis de mesa”.
Por outro lado, revelou-se muito contente por ter tido a participação de dois clubes caldenses (MVD e Sporting das Caldas) “que em conjunto foi a maior comunidade que aqui tivemos, o que mostra bem que o ténis de mesa está a recomeçar nas Caldas”.
E disse ainda que “esta parceria que estamos a estabelecer com a Câmara das Caldas vai permitir desenvolver novamente o ténis de mesa no concelho e em todo o distrito”.
Gabriel Silva acredita que “as equipas de ténis de mesa das Caldas fazem falta ao distrito, a qualidade está cá, o trabalho está cá, sei que há muitas divisões entre as pessoas das Caldas, por isso é que não avança mais”, mas deixou um apelo a todos, para em conjunto, desenvolverem o ténis de mesa da região.
Na sua óptica “as Caldas vai ser o centro do ténis de mesa da região de Leiria”. E a sua importância histórica está espelhada no facto de a associação ter sido criada a 22 de Novembro de 1940 com a sede em Leiria, mas com uma delegação nas Caldas. Em 1943 a sede veio para as Caldas e em 1944 a Associação de Ping-Pong de Leiria transformou-se em Associação de Ténis Mesa de Leiria. Actualmente a sede mantém-se nas Caldas, mas tem uma representação em Leiria. I.V.

HOMENAGEADOS

JOGADORES:
Calheiros Viegas (falecido), José Branco (falecido), José Perdigão, João Vidal (falecido), Arlindo Rosendo, Pedro Libório (falecido), Isabel Ramalho, João Mateus, António Ribeiro (falecido), Cristina Aleixo, José Viegas, Gabriel Fernandes, Nuno Ribeiro, João Rosendo, Luísa Lopes, Carla Patriarca, Susana Macedo, Rodrigo Bernardo, Ricardo Antunes, João Santos, Nuno Berjano, André Vivas, Filipa Soares, Joana Costa e Mafalda Capinha
DIRIGENTES:
Fernando Xavier, José Maria da Costa Freire (falecido), Mário Tavares, Caldas Lopes (falecido), Arlindo Rosendo e Vítor Bernardo (falecido)
TREINADORES:
José Júlio Agostinho (falecido), José Manuel Castelhano (falecido), Paulo Leal, Sales Caramelo e Fernando Braz

- publicidade -