ARECO/Coto deu arranque à nova época nas instalações da Transwhite

0
2781
Gazeta das Caldas
A apresentação juntou atletas, dirigentes e entidades oficiais |Joel Ribeiro

O futebol de formação da ARECO/Academia Vítor Sousa deu o arranque oficial da nova temporada numa apresentação que decorreu nas instalações do principal patrocinador, o Grupo Transwhite. Depois de na época passada ter atingido as 10 equipas e os 180 atletas, este será um ano de consolidação.
Pedro Alves, director do clube, referiu que o projecto percorreu um longo caminho desde a fundação, em 2004, quando Vítor Sousa começou com 20 atletas a treinar e a jogar no pelado do Coto.

Na época passada o clube atingiu as 10 equipas e completou o leque de todos os escalões de formação. Para a nova época Pedro Alves refere que o objectivo passa por manter o mesmo número de equipas “e dar cada vez melhores condições em termos de equipamentos e de logística” para que treinadores e atletas possam desenvolver o seu trabalho com cada vez maior qualidade.
Pedro Alves referiu que alguns atletas e treinadores foram assediados por outros clubes e houve saídas, o que salienta o bom trabalho que tem vindo a ser realizado. Agora é, contudo, necessário colmatar essas saídas. O clube vai, nas próximas semanas, promover treinos de captação, com maior ênfase para jovens nascidos em 2005 e entre 2010 e 2012.
O dirigente focou a importância dos patrocinadores neste projecto, dando como exemplo o Grupo Transwhite, que é o principal sponsor e o que está há mais tempo com o projecto da Areco. “São os patrocinadores que permitem termos vestuário, material desportivo, os lanches e o transporte”, realçou, lançando de seguida um repto para que outras empresas se possam juntar a este projecto.
A apresentação, que contou com vários jogadores, teve a presença de Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, Manuel Nunes, presidente da AF Leiria, e Vítor Marques, presidente da União de Freguesia de Nª Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório.
Manuel Nunes foi o primeiro a usar da palavra e elogiou a escola da Areco pelos seus valores na formação dos jovens, no desporto e a nível social. “É uma estrutura que funciona bem e são essas que atraem os jovens”, sublinhou.
Vítor Marques salientou também os valores defendidos, que vão além dos resultados. “Se treinarem bem e ouvirem os treinadores os resultados também aparecem”, referiu, acrescentando que o principal é saber ganhar como saber perder e dignificar a camisola.
Tinta Ferreira lembrou que quando o projecto da Academia Vítor Sousa começou era vereador e recomendou que se aliasse a uma colectividade e sublinhou o crescimento sustentado que se tem verificado.
Se uma das ‘queixas’ dos clubes que têm quartel general no Campo Luís Duarte tem sido a escassez de espaço de balneários e a lotação do horário, Tinta Ferreira respondeu que esse é um bom problema criado pela dinâmica das colectividades desportivas e referiu que há planos para ampliar os balneários e criar um novo campo de futebol de 7 naquele espaço. Por outro lado, há ainda planos para colocar relva sintética no Campo e conversações no sentido de dotar a Areco com um campo de relva sintética para futebol de 7. 

- publicidade -