António Morgado e Tiago Santos conquistam títulos no “crono”

0
602

Caldense do Bairrada venceu o contrarrelógio de juniores e foi vice-campeão na prova de fundo. Alcobacense venceu “crono” em cadetes e garantiu o bronze na prova de fundo em Sernancelhe

Continuam a despontar valores no ciclismo da região. No passado fim de semana, em Sernancelhe, no distrito de Viseu, António Morgado (Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça/Crédito Agrícola) confirmaram que se tratam de jovens com elevado potencial, tendo-se sagrado, respetivamente, campeões nacionais de contrarrelógio de juniores e cadetes e subido ainda mais uma vez ao pódio nas corridas de fundo.

O caldense ficou, inclusivamente, à beira de fazer o pleno de vitórias nesta jornada dupla.

- publicidade -

No sábado, António Morgado cumpriu o “crono” em 25m42 e deixou dois colegas de equipa a larga distância: Gonçalo Tavares foi 2º classificado, a 22 segundos do vencedor e Rúben Rodrigues acabou em 3º lugar, a 39 segundos do novo campeão nacional de contrarrelógio.

No domingo, o jovem corredor voltou a exibir-se em grande plano, cortando a meta ao lado de Rúben Rodrigues (Bairrada), que garantiu o título nacional, com o tempo de 03h29m30s. Os dois corredores integraram a fuga, conseguiram isolar-se e terminaram a corrida, disputada numa extensão de 122,5 quilómetros, de mão dada.

Ricardo Ramos e Leandro Valente (ambos Alcobaça/Crédito Agrícola) acabaram a prova em 20 e 21º lugares, respetivamente, a quase 8 minutos da dupla da frente.

Ainda no escalão de juniores, mas na corrida do contrarrelógio, referência para Ricardo Ramos e Alexandre Moreira (ambos Alcobaça/Crédito Agrícola), que acabaram no 27º e 35º lugares da classificação.

Em cadetes, Tiago Santos (Alcobaça Clube de Ciclismo), depois de ter vencido a Taça de Portugal de cadetes, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio e foi, ainda, 3º classificado na prova de fundo, num fim de semana para mais tarde recordar.

O ciclista venceu o “crono” com o tempo de 22m31s e uma diferença de 40 segundos para o 2º classificado, Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), e 43 segundos para o 3º, Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousa), que fechou o pódio.

Com o tempo de 24m34s, Henrique Antunes (Ecosprint/Nutea) foi 20º classificado no contrarrelógio, duas posições acima de Simão Simões (Alcobaça/Crédito Agrícola), que gastou mais 3 segundos.

Francisco Santos e Vicente Azevedo (ambos Ecosprint/Nutea) acabaram em 40 e 41º lugar, a mais de 3 minutos e meio do vencedor.

Em cadetes, mas em femininos, Ana Fernandes (Alcobaça/Crédito Agrícola) foi 11ª no contrarrelógio, com o tempo de 30m57s.

Na prova de fundo, Tiago Santos arrebatou o bronze, com a marca de 2h04m03s, numa chegada ao sprint em que João Nunes (Alenquer) e João Martins (Barcelos) almejaram os dois primeiros lugares.

Destaque, ainda, para as prestações de três ciclistas da Ecosprint/Nutea, que terminaram a corrida: Francisco Santos (48º), Henrique Antunes (50º) e Vicente Azevedo (60º). ■

- publicidade -