O 9º lugar na classificação por equipas foi a posição com que o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola terminou a sua participação na 13ª Volta a Portugal de Juniores que decorreu de 23 a 25 de Agosto na zona da Serra da Estrela, numa prova rainha constituída por cinco etapas feitas em quatro dias com um total de 312,8 quilómetros percorridos.
Numa prova muito competitiva, em que cada uma das etapas foi vencida por um corredor diferente Guilherme Mota, foi o melhor classificado da formação alcobacense, que andou com a camisola amarela de líder nas duas ultimas etapas, concluiu a sua prestação na 6ª posição da classificação geral individual, com mais 1m:23s que o vencedor da Volta o espanhol Ivan Cobo, da equipa Aseguras/Produque.
Guilherme Mota, venceu a 3ª etapa, um contra-relógio individual de 15,9 quilómetros que percorreu no tempo-canhão de 22m:41s, sendo o único corredor a cumprir o percurso em menos de 23 minutos, alcançando a camisola amarela de líder da classificação. Na etapa seguinte ficou no 4º lugar mas manteve a camisola amarela que viria a perder na última etapa de 113,5 quilómetros entre Penamacor e Manteigas com o ponto decisivo na viragem da tabela classificativa a dar-se na subida de primeira categoria para o Poço do Inferno, a 1080 metros de altitude, em pleno coração da Serra da Estrela, com o prémio de montanha colocado a 9,6 quilómetros da meta em que o corredor alcobacense se viu ultrapassado e relegado para o 6º lugar com que terminou.
Na 2ª etapa de 116,9 quilómetros, entre Belmonte e o Fundão, Julian Espinoza teve uma excelente prestação e alcançou o 3º lugar na classificação na etapa e na tirada final sofreu um furo e não foi possível prestar-lhe assistência, pelo que recebeu uma roda emprestada de uma equipa adversária mas teve que ser ele a fazer o trabalho de mecânico e mudar a roda o que lhe causou enorme perda de tempo. Na classificação final nesta 13ª Volta a Portugal de Juniores, Guilherme Mota ficou na 6ª posição, Rodrigo Fonseca ficou em 52º lugar, Julian Espinoza foi 66º, Miguel Correia foi 77º, e Daniel Fortes ficou no 80º lugar. Carlos Fernandes, desistiu na segunda etapa e Gabriel Casal depois do duro trabalho de ajudar Guilherme Mota não resistiu e desistiu na última etapa.
Alcobaça terminou Volta de Juniores em nono lugar
- publicidade -































