Duas medalhas de prata, correspondentes ao 2º lugar, nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Cadetes e de Juniores respectivamente, foram conquistadas por dois atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.
No sábado foi a vez de Wilson Esperança se sagrar Vice-Campeão Nacional, no escalão de Cadetes, na prova de estrada enquanto no Domingo foi a vez de Pedro Lopes se agigantar também para o 2º lugar do podium nesta importante competição do calendário nacional.
No sábado disputou-se a prova de estrada para o escalão de cadetes, e Wilson Esperança não deixou os seus créditos por mãos alheias e quando estavam percorridos cerca de 40 kms desafiou o pelotão, lançou-se numa fuga e liderou a corrida durante quase dez quilómetros, mas nessa altura Wilson Esperança enganou-se no percurso, perdeu algum tempo, e permitiu que o adversário se adiantasse. A partir daqui os atletas deram o tudo por tudo, mas as posições consolidavam-se em definitivo e Wilson Esperança acaba por cortar a linha da meta em 2º lugar, percorrendo os 81 km do percurso em 2h:25m:19sg com mais 1m:45s do que o vencedor da prova.
Henrique Fróis ficou em 35º lugar, Carlos Rodrigues em 38º e Daniel Fortes, depois de dois furos ficou em 50º lugar.
Pedro Lopes dominou em juniores
No domingo foi a vez de Pedro Lopes conquistar o 2º lugar, e a correspondente medalha de prata, no Campeonato Nacional de Estrada, para o escalão de Juniores, numa prova que pôs em competição 139 atletas de todo o país. Pedro Lopes foi o mais resistente nesta dura prova de 123,5 km, percorridos num constante sobe e desce, e debaixo de um sol escaldante e só foi vencido nos últimos metros finalizando a prova com apenas mais 28 segundos que o vencedor, com a média de 34,12 km/hora.
Pedro Lopes só foi alcançado pelo atleta do Bairrada no último quilómetro e cedeu a vitória a João Almeida nos últimos metros da corrida, feitos num piso de paralelos e sob um sol escaldante.
Depois de um notável esforço feito, numa prova em que mostrou o seu elevado potencial, Pedro Lopes sagra-se vice-campeão nacional de estrada e foi compensado pela prometedora medalha de prata.
Rodrigo Pinheiro ficou na 71ª posição da tabela e André Vicente ficou em 89º lugar, enquanto Gonçalo Aranha e Carlos Rosa não resistiram à dureza da prova.
Na sexta feira anterior disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Contra-Relógio de Cadetes e Juniores, com Daniel Fortes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola a ficar em 16º lugar em cadetes, enquanto Pedro Lopes ficou em 10º lugar em Juniores.































