A equipa da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha (ADFSA) foi a vencedora da 12ª edição do Torneio Inter colectividades de Alvorninha, cuja final se disputou no passado domingo, 25 de Junho.
A final foi disputada contra a Associação Desportiva de Alvorninha e após um jogo intenso a ADSFA venceu por 3-1, depois de estar no comando durante toda a partida.
No encontro de terceiro e quarto lugares, o ASAS Lobeiros venceu a Laranjeira para ficar com o lugar mais baixo do pódio. A equipa dos Lobeiros também foi premiada por ter o ataque mais concretizador da prova. A defesa menos batida foi a de Santa Marta, que mesmo assim não foi além do sexto lugar na classificação geral. A equipa mais disciplinada foi a do Casal Frade. Já a equipa que mais consumiu no bar foi a que venceu o torneio, a ADSFA.
Avelino Custódio aproveitou a presença do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, para lhe agradecer ter cumprido a promessa deixada um ano antes de colocar bancadas no pavilhão, para um melhor conforto do público que assiste aos jogos. Essa mini-bancada foi colocada no balcão superior. O autarca de Alvorninha aproveitou igualmente para fazer outro pedido, este mais ambicioso: “a ADA tem muitos atletas, de muitos escalões, a praticar desporto que já merecem um piso sintético para melhor desenvolverem a sua actividade desportiva”, disse, acrescentando o desejo de ver o novo piso colocado no próximo ano.
Tinta Ferreira respondeu que procura sempre melhorar os equipamentos. “Este ano foi colocada a bancada, no futuro haverá condições para colocar um piso melhor, cá estaremos para dar o nosso contributo”, adiantou, sem se comprometer com prazos. O autarca enalteceu o espírito com que os torneios inter colectividades têm decorrido em Alvorninha e que estes são uma forma de promover a saúde e a confraternização entre todos os fregueses através do desporto.
ADA ENTREGOU PRÉMIOS AOS ESCALÕES DE COMPETIÇÃO
Tal como na época passada, a AD Alvorninha aproveitou este torneio que envolve toda a freguesia para fazer a entrega de prémios relativa à época das equipas de competição.
Foram entregues prémios de melhor jogador e jogador de revelação a todos os escalões, a saber traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juniores, seniores masculinos e seniores femininos. Foi ainda entregue um prémio dedicação ao guardião Henrique Freitas.
Rui Campos, um dos técnicos da ADA, fez um balanço de mais uma época da colectividade, realçando os sete escalões inscritos na época 2016/17, mais dois que na temporada anterior, com a introdução dos iniciados e dos juniores. Nesta altura, para completar todos os escalões, falta apenas o de juvenis.
“Crescemos muito a nível de atletas, temos 94 inscritos por sete escalões, com aproveitamento a nível de resultados das várias equipas”, realça Rui Campos. As equipas de iniciados e de seniores masculinos atingiram mesmo as fases finais dos seus resultados. Os iniciados ficaram com o sexto lugar final, enquanto os seniores ficaram na quarta posição da Zona Sul.
O técnico sublinha que o projecto de futsal da colectividade tem crescido com bases sólidas, desde os escalões com idades mais baixas e a próxima época já deverá ter jogadores na equipa principal que passaram pela equipa de juniores. Exemplo desse crescimento foi a presença de três atletas (Bia, Freitas e Duarte) nas selecções distritais jovens. “É algo que dignificou a freguesia, estamos no bom caminho e esperamos continuar, com muito orgulho e muito trabalho”, disse Rui Campos.
Em relação à possibilidade da colocação de um novo piso no pavilhão D. José Policarpo, Rui Campos não tem dúvidas de que “seria uma grande ajuda. Tivemos alguma dificuldade ao nível de convite de atletas, porque fogem do cimento”. A inauguração das bancadas já foi um passo importante para dar conforto aos muitos adeptos que apoiam as equipas, acrescenta.
De resto, Rui Campos enaltece a forma como toda a freguesia se une em torno deste projecto que ao fim de cinco anos começa a atingir velocidade de cruzeiro. “Temos atletas de todas as terras da freguesia, começa a sentir-se uma mística da terra, espero que isto continue e que as pessoas ajudem”, concluiu.
Classificação do torneio
1. ADSFA
2. ADA
3. ASAS Lobeiros
4. Laranjeira
5. Caçadores
6. Santa Marta
7. Ramalhosa
8. Casal Frade
9. Vilanovenses
Melhor Ataque: ASAS Lobeiros
Melhor Defesa: Santa Marta
Prémio Fair-play: Casal Frade
Taça da Pinga: ADSFA
Prémios da ADA
Traquinas
Regular: Afonso Trindade
Revelação: Bernardo
Benjamins
Regular: Carapinha
Revelação: Kiko
Infantis
Regular: Tomás Santos
Revelação: Francisco Eugénio
Iniciados
Regular: Diogo Ribeiro
Revelação: Tomás Moreira
Juniores
Regular: Alexandre Bom
Revelação: Rodrigo Coutinho
Sen. Femininos
Regular: Marisa
Revelação: Ana Luísa
Sen. Masculinos
Regular: Ruben Silva
Revelação: Ângelo































