O 21º Portugal de Lés-a-Lés com cerca de 2000 motociclistas que visitaram a Praia de Salir do Porto e foram recebidos pala Autarquia local, a UFTSP-União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, nas Piscinas de Salir, num dos maiores acontecimentos do Motociclismo Turístico da Europa, durante a segunda etapa deste Evento, que ligará Felgueiras, no Minho a Lagos, no Algarve.
Uma multidão de motociclistas nacionais e estrangeiros, foi recebida nas instalações das Piscinas de Salir do Porto aquando da passagem da caravana durante a segunda etapa do Portugal Lés a Lés, a Rainha das provas de Motociclismo Turístico em Portugal.
Os Autarcas Locais ofereceram aos Motociclistas durante a paragem técnica, um lanche acompanhado dos frutos e doçaria do Concelho.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo integrava a comitiva de Motociclistas, já que é um entusiasta das 2 rodas motorizadas e teceu rasgados elogios ao Presidente da Junta pela forma como todos foram recebidos em Salir do Porto.
Também o Presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Mendes Moura, fazia parte dos milhares de entusiastas, onde de se ouvia frequentemente a Língua castelhana, tal era a caravana de Motociclistas Espanhóis, que estiveram no complexo das Piscinas onde o Empresário António Júlio, apresentou uma mostra de Automóveis Clássicos que veio dar um cunho cultural ao espaço e despertou o interesse de todos.
Num percurso quase integralmente desenhado junto ao oceano Atlântico, o evento entrou nas estradas do Concelho de Caldas da Rainha por Salir do Porto e depois da paragem junto à Duna, paredes meias com a Praia percorreu a marginal até à Foz do Arelho, passou ainda pelo Nadadouro e cidade de Caldas da Rainha, rumando a Sul por Óbidos até à Arruda dos Vinhos com passagem por Lisboa.
O Presidente da Câmara, acompanhado pelo Vereador do Desporto e pelo Presidente da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, e demais autarcas da União de Freguesias, fizeram as honras da casa, recebendo o Secretário de Estado e toda a Comitiva, num grande momento de confraternização desejando a todos uma viagem inesquecível nesta 21ª edição do Portugal Lés a Lés.
A edição 2019 do Portugal de Lés-a-Lés tem um tema bem definido, e por isso quando não andar junto ao mar, estará a descobrir rios e ribeiros, espelhando não só a missão de dar a conhecer os recantos mais discretos do País como a preocupação ambiental da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal.
Este evento, que é o maior do género em toda a Europa, também possui a sua carta ecológica e por isso defende a preservação da Natureza e as boas práticas ambientais.
Com elevadas preocupações ecológicas, e depois do contributo para reflorestação das áreas ardidas em 2016 e 2017 com distribuição de árvores autóctones e uma forte campanha de sensibilização efectuada em 2017 e 2018, a edição de 2019 será palco da divulgação do Projeto Rios+ uma iniciativa que aposta na chamada de atenção das populações, das autarquias, proprietários e empresas locais para a preservação e requalificação das linhas de água do nosso país.
































