Até amanhã, 14 de Abril, mais de 220 atletas sub 19 de pentatlo moderno, disputam o acesso aos Jogos Olímpicos da Juventude (Buenos Aires, Outubro de 2018) nas Caldas. Durante uma semana pela cidade os atletas passeiam com os fatos de treino dos seus países.
Está a decorrer até sábado, 14 de Abril, o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de sub19 no Complexo Desportivo, Piscinas Municipais e Centro de Alto Rendimento.
A prova traz 220 atletas de 36 países às Caldas, num torneio que apura directamente os três melhores (femininos e masculinos) para os Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Outubro em Buenos Aires (Argentina). Os restantes vão tentar pontuar para se apurarem.
Os atletas têm até 18 anos e, por isso, fazem quatro disciplinas (tetratlo): natação, esgrima, corrida e tiro laser.
Segundo Manuel Barroso, presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno disse à Gazeta das Caldas que este é o maior campeonato que se realiza em Portugal desde que tomou posse, em 2005.
Esta é uma “prova com grande complexidade de organização”, onde trabalha perto de uma centena de pessoas. O torneio custa cerca de 200 mil euros a ser organizado e conta com 70 mil euros de apoio do IPDJ e 10 mil euros da Câmara das Caldas, que também apoia logisticamente.
A terminar elogiou a qualidade das instalações e a proximidade entre elas, convidando os interessados a assistir ao campeonato (a entrada é gratuita).
Tinta Ferreira, presidente da Câmara, salientou a importância desta prova e a sua contribuição para o turismo desportivo. O autarca notou ainda a variedade de desportos que se pratica nas Caldas.
- publicidade -
| D.R.
HUGO MORAIS TREINA NAS CALDAS E DISPUTA O ACESSO AOS JOGOS OLÍMPICOS
Na selecção portuguesa há um atleta que treina no clube local (Empenho & Carisma), trata-se de Hugo Morais. Além dele, a comitiva nacional é composta por Vasco Coelho, Margarida Cardoso, Juliana Guerreiro, Ana Marreiros, Ricardo Silvério, Maria Tomé e Tiago Gonçalves.