Início Cultura World Press Cartoon 2021: Quase mil obras em competição, publicadas em 64 países

World Press Cartoon 2021: Quase mil obras em competição, publicadas em 64 países

0

Visita recomendada ao CCC para apreciar o melhor do cartoon a nível mundial

 

Desde 2005 que o World Press Cartoon (WPC), por iniciativa de António Antunes, traz a Portugal anualmente pedaços suculentos da História Mundial e das suas marcas mais impressivas que são os traços fortes, uns trágicos, outros irónicos, dos 365 dias anteriores a cada edição. Depois de Sintra e Cascais, o WPC aterrou benigna e acertadamente nas Caldas, cidade vocacionada para o humor, graças à sua história desde há vários séculos e não apenas com Rafael Bordalo Pinheiro, que é bem conhecida em todo o Portugal, mesmo nas gerações mais novas, que se habituam a sorrir quando se fala no seu nome, razão que vale milhões para os homens do marketing modernos.
Mas, evidentemente que não podemos esquecer Bordalo, o Mestre entre os maiores e em todos os tempos, que deu a Portugal e às Caldas, razões de sobeja importância, para elevar a caricatura, o humor, a sátira, a disciplina inesgotável e imortal.
Como o leitor menos avisado, que não (ainda) tomou a iniciativa de visitar a exposição deste ano patente no CCC, como as quatro anteriores que já se fizeram nas Caldas, pode verificar nesta edição, os autores dos cinco cantos do mundo, que concorrem a este concurso, gravam profundamente o nosso quotidiano, tão macerado e violentado, por tantos, muitos que o fazem mesmo inconscientemente.
Não é só a política quotidiana global que está ali gravada, mas muitos dos problemas que nos afetam e vão marcar as próximas décadas, bem como o futuro mais longínquo, como as ameaças ambientais, a fome e miséria em muitos continentes, a violência, os ataques à liberdade e à liberdade de imprensa e de pensamento, as mentidas ou “fake news”, para além da forma salutar em que são ridiculizados muitos dos poderosos em falsos pedestais.
Por tudo isto, o anúncio formal da criação nas Caldas do Museu do Humor, pode ser uma nova pedra, muito importante, em fazer na nossa região e na nossa cidade, um verdadeiro museu do século XXI, com todos os acontecimentos marcantes da vida dos muitos milhares de milhões de habitantes que vivem no Planeta Terra! ■

 

 

 

A minha participação no júri do World Press Cartoon, que o cartoonista António realiza nas Caldas da Rainha, foi um dos mais enriquecedores momentos da minha vida profissional, enquanto director do Museu Bordalo Pinheiro.
Habituado a lidar com caricaturas e cartoons com que Rafael Bordalo Pinheiro retratou um tempo que já não é o nosso, de repente vi-me confrontado com largas centenas de desenhos que refletem os dias de hoje e confirmei uma ideia que já tinha: a de que o desenho de humor é uma arte maior, onde o talento artístico se mistura em doses iguais com a inteligência dos seus autores, produzindo obras que nos ajudam a perceber e descodificar a nossa própria existência.
Caldas da Rainha está de parabéns ao recuperar a ligação privilegiada que tem com o grande Bordalo e trazer esta herança para os nossos dias, pelo que se deseja que o WPC tenha uma longa vida e que frutifique num desejável Museu do Desenho de Humor.

João Alpuim Botelho
Director do Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC

 

“Se, para os cidadãos de todos os continentes, leitores de jornais, a partida de Trump da Casa Branca é uma boa notícia, para os cartoonistas, artistas dos jornais, não é coisa boa… O homem era matéria-prima de primeira água: o penteado e o rosto alaranjados, o corpo, os gestos, o dito e o feito! Uma silhueta redonda, pontuada de pequenos tentáculos, vagamente evocativa de um ser extraterrestre, tomou, a pouco e pouco, o lugar antes ocupado pela melena dourada do extravagante ex-presidente norte-americano. É a representação que conhecemos do invisível e invasivo coronavírus que vão encontrar no WPC 2021.”

(in “Bye-Bye Donald! Hello Covid…
ou como visualizar inimigos invisíveis”
de António, Rui P. Cruz e Pedro P. Silva)

 

“A autarquia pretende com este evento manter a memória do grande génio Rafael Bordalo Pinheiro e simultaneamente todos os que têm lutado pela liberdade de imprensa.
Tal como já temos referido, continua a ser vontade da Autarquia lançar o Museu do Humor e, certamente, com a Escola Superior das Artes e Design.”

(Mensagem de Tinta Ferreira,
Presidente da Câmara das Caldas
da Rainha, Catálogo do WPC 2021)

 

 

WPC Grande Prémio 2005 – Crist, “Indígena Virtual”, publicada no “Clarin”

 

WPC Grande Prémio 2008 – Rainer Ehrt , “Babel, A Torre de Bruxelas”, publicada no “Eulenspiegel”

 

WPC Grande Prémio 2011 – Rowe, “Wikileaks e o Tio Sam”, publicada no “The Sun Herald”

 

WPC Grande Prémio 2010 – Ippóliti , caricatura do primeiro-ministro Vladimir Putin, publicada no “Âmbito Financiero”

 

WPC Grande Prémio 2015 – André Carrilho, “Ébola”, publicada no “Diário de Notícias”

 

WPC Grande Prémio 2018 – Marilena Nardi, “Tesoura sobre a liberdade de expressão”, publicada no “Illegal Times”

 

WPC 2º Prémio Humor – Agim Sulaj (Albânia) – “Ano de Pandemia”, publicado no “Corriere Romagna”

 

WPC 3º Prémio Humor – Goran Divac ( Servia) – “Pequeno Almoço”, publicado no “Vecenrje Novosti”

 

WPC 2º Prémio Caricatura – André Carrilho (Portugal) – “Juan Carlos”, publicado no “Diário de Notícias”

 

WPC 3º Prémio Caricatura – Ivan Mata (Espanha) – “Rainha Sofia de Espanha”, publicado no “El Diario Vasco”

 

WPC 2º Prémio Editorial – David Rowe (Austrália) – “Motim Trump”, publicado no “The Australian Financial Review”

 

WPC 3º Prémio Editorial – Becs (Argentina) – “David & Golias”, publicado no “Cartoon Movement”

 

WPC Menção Honrosa Caricatura – Zoran Petrovic (Servia) – “Macron, Putin, Xi Jinping, Trump, Merkel”, publicado no “Without Words”

 

WPC Menção Honrosa Caricatura – Cristina Sampaio (Portugal) – “Bolsonaro, Trump, Boris”, publicado no “Público”

 

WPC Menção Honrosa Editorial – Tomás Serrano (Espanha) – “O Corona Nascente”, publicado no “The Washington Post”

 

WPC Menção Honrosa Editorial – Tomás Serrano (Espanha) – “O Corona Nascente”, publicado no “The Washington Post”

 

WPC Menção Honrosa Humor – Nardi (Itália) – “New Look”, publicado no “Cartoon Movement”

 

WPC Grande prémio 2021 – Gio (Itália) – “Pegada Cultural” , publicado no Mundiario. Os restantes primeiros prémios de 2021 foram publicados na edição de 22 de julho

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.