Voluntários assinalam Dia dos Museus com recuperação de uma obra de arte

0
599

notícias das CaldasO Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) foi assinalado em Óbidos com o início do trabalho de conservação da escultura “Cristo Ressuscitado”, uma importante peça artística que se encontra exposta no Museu Municipal. Esta iniciativa está integrada no programa de voluntariado, iniciado em Março, que conta com um grupo que se disponibilizou para fazer a conservação de algumas das relíquias culturais da vila, sob a orientação de Catarina Machado, técnica de Conservação e Restauro.

A obra “Cristo Ressuscitado” foi o maior desafio colocado até agora aos voluntários, pela complexidade da peça e pelo estado em que se encontrava. Mas o entusiasmo é grande. Catarina Machado diz que “não somos artistas nem estamos aqui para inventar sobre a obra existente, mas sim para conservar o que um artista fez e é isso que queremos – que a obra perdure”.
Originária do século XVII, altura em que foi colocada na Igreja de São Tiago, a obra encontrava-se muito deteriorada. A intervenção está dividida em duas fases. Primeiro será fixada a policromia através de uma cola adequada. Depois será feita a desinfestação, uma vez que, por ser de madeira, a escultura está bastante corroída pelo caruncho.
Durante as próximas semanas a equipa de voluntários irá continuar o trabalho, não de restauro, mas de conservação, com explica a técnica Catarina Machado, ao especificar que o objectivo é evitar a continuação da sua deterioração.
Os voluntários antes já trabalharam nas peças de Santo Amaro e de São Benedito.

- publicidade -

 

- publicidade -