Início Cultura “Voltar a Casa” no Museu de José Malhoa

“Voltar a Casa” no Museu de José Malhoa

0
“Voltar a Casa” no Museu de  José Malhoa
Eduarda Rosa reformou-se da vida académica para se dedicar às artes

Eduarda Rosa inaugurou a mostra “Voltar a Casa” no passado sábado, 8 de Fevereiro, no Museu de José Malhoa. A autora, que fez carreira universitária, dá agora a conhecer a vertente artística na terra natal

Aos 70 anos , Eduarda Rosa está de regresso à sua terra natal para dar a conhecer a sua vertente artística, algo que encetou em escolas de arte lisboetas – Ar.Co e da Arte Ilimitada – após se ter reformado. A autora teve um percurso no mundo científico. Além da sua carreira de docente universitária foi também investigadora na área da Química Orgânica, tendo-se doutorado no Imperial College, em Londres. A docente da Faculdade de Farmácia de Lisboa revelou na inauguração desta mostra que o seu interesse pelas artes terá surgido nas Caldas da Rainha, onde cedo contactou com a escultura e com a cerâmica.
“Ao longo da minha vida, sempre vi exposições e sempre gostei das artes plásticas”, disse Eduarda Rosa à Gazeta das Caldas, acrescentando que a certo momento da vida teve necessidade de fazer alguns trabalhos manuais e foi para aulas de pintura. “Percebi que era aquilo que mais gostava de fazer”, referiu a artista que, então, decidiu pedir a reforma antecipada e passar a dedicar-se ao desenvolvimento da sua veia artística. Patentes estão vários trabalhos de pintura, desenho e colagens. Eduarda Rosa tem trabalhos em que usa pequenos recortes de animais que vai buscar a livros e enciclopédias antigas que adquire nas Feiras da Ladra e das Velharias. E delas apropria-se dessas imagens, como gravuras e fotografias, para as usar nos seus trabalhos. “Creio que o meu modo de ser científico também se nota nos meus trabalhos pois gosto de organizar, catalogar e de numerar”, disse a autora que trouxe à exposição obras feitas entre 2016 e 2019 e onde diz que, também, marcam presença memórias das suas vivências nas Caldas, passadas na sua infância e juventude.
Para a autora, no processo de construção artística “há um lado lúdico de fazer e de experimentar, ironizar, produzir, decorar e organizar”, referiu a autora, cuja família é detentora da Farmácia Rosa, hoje gerida por uma sobrinha, Catarina Tacanho.
A caldense agradeceu aos colegas de ensino secundário no Colégio Ramalho Ortigão, Deolinda Barros e João Serra, responsáveis pela co-organização, a oportunidade de expor no Museu José Malhoa. A autora tem, também, obras na colecção da Biblioteca da Fundação Gulbenkian, na colecção Fernando Figueiredo Ribeiro – Quartel de Arte Contemporânea de Abrantes e na colecção da Fundação Portuguesa das Comunicações, além de contar também em várias colecções particulares.
“Voltar a Casa” de Eduarda Rosa vai estar patente no Museu de José Malhoa até ao dia 15 de Março.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.