Viriato da Silveira trouxe esculturas em madeira à Capela S. Sebastião

0
1148

Há grandes totens gravados para conhecer na Capela de S. Sebastião. Estas grandes peças fazem parte da mostra “Art’Odesias” de Viriato da Silveira, autor que faz incisões de pirógrafo na madeira de carvalho.
Para esta mostra, inaugurada a 17 de Setembro, o autor e professor de História de Arte  que frequentou as Belas Artes de Lisboa tendo tido como professores os escultores caldenses António Duarte e João Fragoso. No último quartel do século passado acompanhou de perto a criação e construção de cada um dos respectivos Ateliers-Museu.
“Foi um desafio expor aqui na Capela”, disse este artista que transferiu a sua residência para as Caldas há um ano, sendo natural de Timor.
É com gosto e pormenor que o artista fez uma visita guiada a cada uma das suas obras  que se inspiraram nos padrões das descobertas portuguesas, nos obeliscos egípcios, nos marcos e nas cruzes, nos totens orientais e do Brasil e ainda nas torres e nas colunas greco-romanas. Há ainda uma peça que tem gravadas as várias fases da via sacra, incluindo a morte de Cristo an Cruz e descida.
Noutra obra é homenageado D. João II que assinou o Tratado de Tordesilhas e que em 1494 dividia o mundo em duas partes iguais com o reino de Castela, mas salvaguardando que haveria mais terra a descobrir no “Mar Salgado”. “A sua esposa D. Leonor é a rainha da água termal e padroeira das Caldas”, contou Viriato da Silveira. Cada uma destas peças demora entre dois a três meses a concluir, após idealizado o seu esboço, explicou o artista.
Já expos em Itália, França e Espanha e já leccionou em vários graus de ensino em Portugal e nos Palops. Além da madeira também faz obras em ferro e podem ser vistas obras de arte pública de sua autoria em Arcos de Valdevez e Vila Verde. Foi comissário da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, da Bienal Internacional dos Arcos de Valdevez e do I Simpósio de Escultura de Vila Verde. Nas Caldas também faz parte da direcção da Associação Tesouros Verdadeiros.
A mostra “Art’Odesias” poderá ser apreciada até 30 de Setembro, de terça a sábado, das 10 às 12h30 e das 14 às 17h00. Aos domingos, das 10 às 12h30.

- publicidade -