O caldense Tiago Gomes, de 26 anos, formado em Som e Imagem pela ESAD, é co-autor de um vídeo sobre os Direitos do Cidadão Europeu que vai ser apresentado em Bruxelas em Setembro. “Free to Dream” assim se designa o filme que foi feito por um grupo de jovens europeus no âmbito do concurso “Fingerprint – youth sharing their values” que tem por objectivo dar a conhecer melhor a Carta Fundamental dos Direitos do Cidadão Europeu. “Free to Dream” passou em primeiro lugar na última fase deste concurso e foi sujeito a votação do público. Como foi a proposta mais votada, será o filme representante de Portugal que vai ser apresentado durante uma conferência europeia que vai ter lugar entre os dias 9 e 13 de Setembro.
“Free to Dream” foi gravado no final de 2013 durante a realização de intercâmbio internacional de “Fingerprint” que teve lugar em Portugal e que contou com a participação de jovens de Portugal, Estónia, Itália, Roménia e Bulgária e que teve lugar na Lourinhã e em Lisboa .
“Foi uma óptima experiência!”, disse Tiago Gomes à Gazeta das Caldas sobre a sua participação, tendo salientado que “foi uma verdadeira oportunidade de partilha e de convívio entre gente de várias nacionalidades, algo que é sempre enriquecedor”.
Depois desta primeira experiência, o caldense “embarcou” logo noutra iniciativa de cariz internacional. Viveu seis meses na República da Macedónia, onde fez Serviço de Voluntariado Europeu, trabalhando com várias Organizações Não-Governamentais (ONG). Tiago Gomes produziu materiais gráficos para instituições que acolhem jovens crianças e também esteve ligado a uma escola para quem tem necessidades especiais.
O jovem caldense não podia estar mais satisfeito por poder viver estas experiências internacionais e está orgulhoso por poder representar Portugal com “Free to Dream”.
O vídeo tem quatro minutos e trinta segundos e foi filmado em dois dias em vários locais da baixa lisboeta. Em “Free To Dream” surgem vários jovens filmados numa esplanada, no Cais das Colunas e no Metro de Lisboa que vão escrevendo mensagens sobre os seus sentimentos relacionados com os direitos fundamentais do Cidadão Europeu. Só que na vida nem tudo são rosas e há maldade, dor e injustiça, assim como vários obstáculos que se colocam ao cidadão europeu e aos seus direitos. De forma figurada ou expressa nas mensagens, alude-se às dificuldades que se colocam aos cidadãos e no final, um jovem que representa um sem-abrigo, reúne as mensagens deixadas pelos jovens de várias nacionalidades e lança-as numa garrafa ao rio Tejo.
Além do jovem caldense Tiago Gomes, esta história também foi concebida e gravada por Mirko Carnelos (Itália), Paula Pärnaste (Estónia), Madalina Antonovici (Roménia) e Slaviniya Kraynova (Bulgária). Quem quiser conhecer “Free to Dream” poderá faze-lo em vimeo.com/76798760
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt































