“Representações de Santo António” é como se designa a nova peça da colecção da Gazeta das Caldas, que é da autoria de Victor Mota. Este ceramista nasceu em 1967, é natural de Peniche e até aos 19 anos, nada fazia prever que iria dedicar-se à cerâmica.
Trabalhar numa das mais tradicionais artes da região foi uma opção que tomou por influência de um amigo que possuía uma pequena fábrica de cerâmica. Victor Mota iniciou a sua formação no Cencal onde frequentou o “Curso de Modelação Decorativa” , com os mestres Herculano Elias e Euclides Rebelo.
Em 1988, ainda no Cencal, participou no “Curso de Escultura em Cerâmica sobre figura humana”, com o mestre Herculano Elias. Este autor tem participado em alguns workshops com ceramistas nacionais e estrangeiros. Do percurso de Victor Mota fazem parte diversas feiras e exposições em Portugal e Espanha.
O atelier onde Victor Mota trabalha é partilhado com a ceramista Bolota e outros autores e situa-se na travessa da Agua Quente, junto ao Largo da Rainha.
A sua proposta para a colecção cerâmica Autor / Gazeta das Caldas designa-se “Representações de Santo António “ , pois trata-se de um tema “que sempre trabalhei e com o qual realizei algumas exposições, tendo portanto a ver com o meu percurso enquanto autor /criador de peças cerâmicas”, disse Victor Mota.
Quando começou a fazer esculturas de Santo António, o ceramista fez também uma grande pesquisa sobre a vida e a obra deste Santo Português, que nasceu nos finais do século XII em Lisboa e veio a morrer em Pádua (Itália) a 13 de Junho de 1231.
Para esta colecção, Victor Mota criou seis painéis em relevo onde “cada um representa ou um milagre ou símbolos que identificam o santo”. Cada um foi modelado, moldado e depois executado com lastras em grés fino e foram decorados com vidrados e engobes.
Estes painéis representam Sto. António com o menino ao colo, no sermão aos peixes, com o pão dos pobres, com a bilha, com o livro ou com os lírios.
“Representações de Santo António” a obra de Vítor Mota para esta colecção, pertence a uma série de 50 exemplares, todas numeradas e assinadas pelo autor. Estão à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























