Alianças entre o artesanato e o design estiveram em debate no passado sábado
Começou a 9 de julho, o ciclo de conversas “Em Volta do Objeto”,na sede da Vicara, no Bairro Azul, nas Caldas. A primeira conversa foi dedicada à residência artística que a Vicara realizou, em parceria com o projeto Loulé Criativo, naquela cidade algarvia.
Miguel Cardinho e Eneida Lombe Tavares foram dois dos autores que participaram no projeto Loulé Criativo, a convite da Vicara. O primeiro trabalhou com autores ligados à caldeiraria artesanal e, a segunda, com artesãs que trabalham com a empreita de palma, técnica de entrelaçar as folhas de plantas daquela região.
Cada um contou como foi a sua experiência, nem sempre fácil, pois nem sempre os designers são recebidos de braços abertos quando pretendem experimentar ou fazer de uma forma diferente de como dita a tradição e que os artesãos aprenderam há muitos anos.
O debate na sede da Vicara contou com intervenções do docente da ESAD, Fernando Poeiras, da ceramista Umbelina Barros e dos autarcas Conceição Henriques e Joaquim Beato. Os dois últimos convidados mostraram abertura para a receber projetos que aliem o design às produções tradicionais das Caldas da Rainha.
Paulo Sellmayer, diretor criativo da Vicara, diz que o ciclo de conversas terá continuidade pois pretende-se “trazer para o espaço público o debate de questões pertinentes da prática do design”.O resultado da experiência e os objetos feitos em Loulé, pelos autores que vivem nas Caldas, será apresentado no final deste ano. ■






























