Viajante-fotógrafo caldense edita livro sobre Cabo Verde

0
617

1-Paulo_Ferreira_AlvesPaulo Ferreira Alves, 48 anos, é caldense, vive e trabalha em Lisboa e, recentemente, editou um livro com fotografias e histórias sobre sobre Cabo Verde, intitulado “Crónicas de um Aprendiz de Aventureiro (Cabo Verde)”.
Além das viagens em veículos 4×4,este autor também gosta de fotografia. É director de sistemas de informação de um grupo multinacional e lembra-se que começou cedo o seu gosto pelas viagens, iniciadas em miúdo e ainda na companhia dos pais.
Este viajante-fotógrafo, que parte várias vezes em expedições, é também coordenador de uma comunidade virtual que se ocupa da organização e preparação de passeios todo o terreno.
E como nem sempre é fácil ter tempo para organizar as viagens dedicadas ao todo o terreno, “passei a optar por viajar de mochila às costas”, disse Paulo Alves.
Outra área de interesse deste viajante é a fotografia, na qual realiza trabalhos a nível profissional e coordena workshops.
A viagem a Cabo Verde acabou por dar origem a este livro fotográfico, onde o autor regista os lugares, as paisagens e os rostos dos habitantes.
“Creio que esta pode ser uma boa maneira de conhecer os sítios”, disse Paulo Alves, que fez esta viagem com a sua companheira e com os seus pais. E a que situações se refere? Viajaram na ilha de Santo Antão numa viatura 4×4 e algum entusiasmo do caldense ao volante levou a que este começasse a ouvir alguém a rezar. Quando Paulo Alves olhou para o banco de trás, era a sua mãe, que dizia orações por causa do tipo de condução do filho! Esta é apenas um dos relatos humorados sobre a vivência nas ilhas cabo-verdianas e sobretudo sobre a forma como os locais “recebem bem os visitantes”, disse o caldense, referindo-se à “morabeza”, expressão equivalente ao bem-receber.
Ao longo do livro são vários os retratos dos habitantes, que revelam uma grande proximidade. “Primeiro converso com as pessoas alguns minutos e só depois é que as fotografo”, contou o autor.
Nestas suas “Crónicas de um Aprendiz de Aventureiro”, relata também a sua experiência de viajante e dá-lhes um cunho de humor e informalidade. Aos retratos dos habitantes junta os lugares e as paisagens, permitindo assim ao leitor “transportar-se” até estes locais longínquos e ajudar a que estes tenham vontade de viajar.
O livro de Paulo Alves encontra-seà venda on-line na Amazon ou contactando o próprio autor.

- publicidade -