Pintura, cerâmica e recortes de jornais sobre o médico e hospitais caldenses fazem agora parte da coleção do museu
O médico aposentado Vasco Trancoso, especialista em Gastrenterologia, doou parte do seu espólio ao Museu do Hospital e das Caldas.
A doação, formalizada a 23 de setembro, integra quatro peças cerâmicas, seis pastas com recortes de jornais sobre a sua atividade profissional e textos de opinião publicados na imprensa local.
Inclui ainda um quadro em acrílico de Ferreira da Silva, com o retrato do médico, uma serigrafia do mesmo autor dedicada a Vasco Trancoso. Nesta obra, feita em 1996, o médico surge em tom de caricatura, sempre apressado e como menção a várias artes como a música, e a pintura, que o gastrenterologista tanto aprecia.
Vasco Trancoso revelou ainda que foi com o artista a Lisboa comprar as tintas acrílicas com que pintou o seu e outros retratos de personalidades caldenses como do também médico Ernesto Moreira e ainda do historiador João Serra.
Nessa altura, em 2002, Ferreira da Silva disse ao médico: “gostava que o quadro em que te retrato ficasse no Museu do Hospital”. Como tal, “cá estamos cumprindo o desejo do autor”, referiu o doador que ainda deixou a sugestão de reunir mais obras de outros dirigentes do Centro Hospitalar das Caldas como, por exemplo, de Mário Gonçalves. Este último, além de ter sido presidente do Conselho de Administração durante mais de duas décadas, está também ligado aos dois hospitais caldenses e à fundação do próprio Museu do Hospital e das Caldas.
Foi também doado um busto representando o próprio, da autoria do mestre Herculano Elias, de 2002 e outras peças de cerâmica, uma delas da autoria de Alberto Miguel. Há outras duas que foram oferecidas por doentes a Vasco Trancoso como forma de agradecimento pelos tratamentos.
A doação inclui seis álbuns de recortes de notícias, a maioria dos jornais locais e há muitos recortes da Gazeta das Caldas que o médico foi colecionando sobre a sua carreira e sobre os hospitais caldenses. “A maior parte é referente ao período em que fui presidente do Conselho de Administração, de 1999 até me aposentar em 2009. Ao todo conheci sete ministérios da Saúde”, recordou. A atual presidente do Conselho de Administração da ULS, Elsa Baião, agradeceu ao doador “a generosidade de oferecer obras ao Museu e obrigada por ajudar a melhorar a memória coletiva, contribuindo com obras e informação sobre a história mais recente”. Vasco Trancoso foi fundador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Caldas, onde também exerceu funções como diretor clínico.
Presidiu ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar das Caldas, foi presidente honorário do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD), associação que ajudou a fundar em 1984.
Destaca-se também na fotografia de rua,somando prémios nacionais e internacionais, publicando imagens em revistas especializadas.































