Uma instalação dedicada ao centro da cidade das Caldas

0
564
O arquiteto é também autor de letras de canções. Uma das mais recentes, “Respirar” teve o videoclip filmado no Oeste

Jorge Mangorrinha apresenta uma instalação sobre a sua terra natal, as Caldas. Propõe reflexão sobre presente e futuro da localidade termal

Abriu, esta sexta-feira, 9 de abril, na Galeria do Posto de Turismo, a exposição-instalação “Viagem ao centro da cidade” de Jorge Mangorrinha. Segundo o autor, nesta mostra conjuga-se o discurso expositivo convencional com a ideia de uma instalação, com atmosfera e cenografia, onde se reforça a natureza performativa. O diálogo entre os conteúdos – instalação, fotografia, poesia e música, como expressões íntimas da criação do autor –, “origina, em paralelo, uma outra obra, esta experienciada por cada visitante de modo diferente”, referiu o autor que foi vereador na Câmara das Caldas, entre 2002 e 2005.
A instalação inicia com uma seleção de elementos colocados numa vitrina, que integra objetos pessoais e recordações.
No corredor de ligação podem ser apreciadas fotografias e poemas, que percorrem a restante área. Na sala do fundo, “há um tempo da água que acaba por ser o centro da instalação, evocativo das termas e um pouco provocatório”, conta o autor deste site-specific (obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço específico). Em volta, Jorge Mangorrinha colocou caixas de fruta, em alusão à Praça da Fruta, que também pode ser apreciada a partir das janelas da Galeria.
“Esta é uma instalação minimalista, em que as partes que a compõem talvez façam refletir o visitante perante o todo deste centro”, referiu o autor, que acrescentou que a mostra pode ter desenvolvimentos até 30 de abril, data em que terminará esta “Viagem”, no Posto de Turismo.

Autor criou um site-specific sobre as Caldas e uma canção com videoclip em Peniche

“Gostaria de contribuir para o presente e o futuro das Caldas a partir da ideia que já lancei de iniciarmos a celebração do centenário da elevação a cidade e o projeto de relançamento termal, sobre os quais tenho falado com o executivo municipal”, disse o arquiteto que tarbalha na Câmara de Lisboa e que também coordena o curso executivo de Turismo de Saúde e Bem-Estar do Turismo de Portugal.
O caldense é também compositor de canções. “Respirar” é um dos últimos temas que compôs e que se dedica aos tempos que correm “no sentido de alcançarmos uma esperança coletiva”, disse o autor sobre esta canção que foi apresentada ao público no Youtube, a 3 de abril. O videoclip que foi gravado nas várias paisagens naturais, junto ao mar, em Peniche, e contou com a participação dos músicos Gerardo Rodrigues (piano), Sofia Miradouro (voz), Miguel Mota (percussão), Inês Fernando (viola de arco) e Rita Piño (violoncelo). ■

- publicidade -