Uma exposição dedicada à criança no Museu do Ciclismo

0
560

autoraAlto“Entre voos e outras histórias” é como se designa a exposição, inaugurada a 1 de Novembro, no Museu do Ciclismo na qual se podem ver obras de ilustração de Mónica Ramos, autora do Barreiro que reside nas Caldas da Rainha.
A artista tirou o curso de Conservação e Restauro e além da ilustração infantil, também se dedica à vertente científica desta arte, tendo já realizado trabalhos sobre dinossauros.
Mónica Ramos conheceu o director do Museu do Ciclismo, Mário Lino, no evento Feira d’Avenida onde participou e logo assentaram a realização desta exposição.
Na sala do museu podem ver–se trabalhos inspirados em vários contos infantis como Pedro e o Lobo, o Sapo e a Princesa, o Flautista de Hamlet, o Polegarzinho, o Príncipe Feliz, o Aprendiz de Feiticeiro ou Alice no País das Maravilhas.
“Desde pequena que gosto de desenhar, tive artes no secundário e tive bons professores que me ajudaram a evoluir”, disse Mónica Ramos.
Desta colecção fazem ainda parte trabalhos inspirados em fotografias que pertencem à colecção do próprio museu.
Há uma obra que se destaca, inspirada numa imagem onde estão dois ciclistas e que Mónica Ramos recriou colocando-as no parque D. Carlos I.
Um dos trabalhos mais interessantes é um díptico que com a arca de Noé no momento do dilúvio e que na proposta de Mónica Ramos foi causado por um bule. Em vez da tradicional arca, a autora substituiu-a por uma chávena.
Mário Lino, responsável pelo Museu do Ciclismo, diz que esta é uma exposição com vários núcleos já que, além das ilustrações da autora, juntaram-se brinquedos feitos de lata e fotografias que pertencem à colecção do museu e que se referem também aos mais novos.
“Entre voos e outras histórias” poderá ser vista até ao dia 16 de Novembro no Museu do Ciclismo.

N.N.

- publicidade -