Um policial que tem a Lagoa de Óbidos como cenário

0
614
O autor vive na Serra do Bouro e dedica-se à escrita e à tradução

Triângulo é como se designa o último livro de Pedro Garcia Rosado que vai ser lançado amanhã, 17 de Novembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal das Caldas.
A obra, editada pela Leya, é já a terceira da colecção “Não Matarás”, que conta com outros do mesmo autor: “A Cidade do Medo” e “Vermelho da Cor do Sangue”.
Segundo Pedro Garcia Rosado, a colecção tem previstos nove títulos e há para já uma personagem que é comum: Joel Franco, inspector da secção de Homicídios da PJ.
Esta personagem vai reencontrar dois colegas da Faculdade de Direito em diferentes profissões por causa de um caso que envolve um primeiro-ministro colérico. Em paralelo, a personagem principal procura os suspeitos do homicídio de Augusto, seu amigo de infância, morto no seminário que ambos frequentavam. É por causa desta investigação mais pessoal que a personagem Joel Franco “vem parar às Caldas”, mais propriamente no Nadadouro. Será nas proximidades da Lagoa que “opera uma rede de pedofilia e de prostituição que tem por cabecilha uma misteriosa empresária conhecida por Medusa”, explica o texto da contracapa de “Triangulo”.Pedro Garcia Rosado considera que o policial continua a ser um género maltratado em Portugal pois as editoras “não ligam aos originais que lhes possam aparecer de autores portugueses, preterindo-os aos estrangeiros”, disse.
O autor diz que é o único português que se dedica aos policiais de forma regular desde 2004. Já escreveu sete livros deste género no próximo lançará o oitavo policial, designado Fragmentos.
“É possível olhar para as águas escuras da Lagoa de Óbidos e imaginar que há ali mistérios no lodo”, diz. O escritor também dá como exemplo as zonas florestais que ficam entre a Foz do Arelho e a Serra do Bouro que “também podem dar origem a histórias de mistério, acção policiais e até de terror”.
A Lagoa de Óbidos, cenário onde termina o livro agora lançado, voltará a estar presente no próximo livro de Pedro Garcia Rosado.
Esta próxima obra tem como tema central um grande empreendimento turístico “que estava projectado para esta região do país”.

Natacha Narciso

nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -