Um magusto participado no Centro de Artes

0
304
Muitos artistas da região levaram as famílias a este magusto especial que foi muito participado

O exterior do Centro de Artes recebeu, no sábado, um magusto especial que contou com forte adesão de público.

O magusto “S. Martinho e São Castanhas” que decorreu no sábado, 12 de novembro, no Centro de Artes surpreendeu toda a gente. Primeiro porque conquistou artistas e suas jovens famílias que encheram o espaço de alegria, com vários petizes a pulular entre as esculturas de pedra ali expostas. O São Pedro também colaborou, contribuindo com um ameno final de dia onde foi possível assistir a demonstrações de cutelaria artesanal por Paulo Tuna e também de Raku por Miguel Neto.
Quem teve um papel importante neste convívio foi o fogo , primeiro porque é em volta da fogueira que se convive, que se assam as castanhas e é também pela sua ação que também se cria a cutelaria tradicional e se coze a cerâmica.
As peças produzidas estiveram à venda no evento e quem quis trouxe para casa uma faca artesanal, especificamente feita para retalhar as castanhas. As peças de cerâmica eram os copos para o vinho deste convívio que estavam à venda na cafetaria do espaço, assim como outros comes e bebes. Podiam também ser adquiridas pagelas de S. Martinho, criadas pelo artista caldense Mantraste.
Mais ao final da tarde Miguel e Ana Leão animaram o espaço com música ao vivo, num início de serão muito agradável, ao sabor das castanhas e do convívio, onde não faltou um brinde ao S. Martinho pois as tradições são para cumprir.
Para o diretor do Centro de Artes, José Antunes, este convívio era algo que pretendia realizar há algum tempo. “Queríamos juntar as pessoas e é notório que está um ótimo ambiente e um bom astral em volta dos artistas e das pessoas ligadas ao saber-fazer”, referiu o responsável.
“São Martinho e São Castanhas” marcou também o reinício da CENTRA, o grupo de amigos do Centro de Artes, criado em 2018 e que agora quer reativar a sua ação e propor iniciativas.
“Pretendemos criar condições para que os autores possam promover as suas experiências”, disse Pedro Ribeiro, um dos elementos do CENTRA. Na sua opinião, as Caldas possui vários projetos artísticos dispersos e a ideia “é tentar agregar as pessoas”. O objetivo é que os criativos “saibam que há um local onde têm as condições necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos”, rematou o responsável .
Presente esteve também a vereadora da Cultura, Conceição Henriques, muito satisfeita com a grande adesão dos artistas, das jovens famílias em torno do Centro de Artes. Na sua opinião, “esta dinâmica era inevitável e é este tipo de atividades que nós queremos, numa cultura viva e participada pela comunidade artística local e com capacidade de atrair a comunidade artística exterior”. Para a autarca, Caldas da Rainha tem tudo para ter uma dinâmica cultural diferenciada.
“Creio que 80% do trabalho já está feito, só falta 20% para densificar esse movimento que já existe, mas que por agora está muito pulverizado”, afirmou a vereadora que quer apostar em dinâmicas em torno de espaços como o Centro de Artes.

Artes do Fogo na Primavera
Para a Primavera, está já pensado um evento em volta das Artes do Fogo, que chegou a estar planificada para esta altura, mas que foi adiado para 2023. Apesar de ter características mais reduzidas, “quisémos, com o magusto, lançar as bases para esse evento que terá outra dimensão”, referiu a autarca.
Em torno do fogo, além da cerâmica e da cutelaria, irá juntar-se ainda a gastronomia.
Conceição Henriques deu ainda a conhecer que a partir de 2023 “será lançada a base do que será o futuro e a nova política cultural para a cidade”.
Até agora foi feito um trabalho de identificação dos autores e grupos e “para o ano haverá um novo fôlego no ressurgimento das atividades das Caldas Cidade Criativa” Até porque a reunião das Cidades Criativas da UNESCO decorrerá em Braga em 2024 e, nessa altura, queremos “ter uma presença em força”, rematou a autarca que se diz muito entusiasmada com a nova programação cultural para as Caldas.

- publicidade -