Um intruso especial na biblioteca da escola de São Martinho do Porto

0
1100
notícias das Caldas
No primeiro mês os alunos foram confrontados com uma estatueta de Fernando Pessoa |DR

E se de repente os alunos que entrassem na biblioteca escolar lá encontrassem um objecto inesperado? Algo que lhes suscitasse a curiosidade, como uma peça cerâmica que retrata Fernando  Pessoa, envolta em livros do autor? “O intruso convidado” é o nome de um projecto que foi lançado no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e que consiste em colocar uma peça de arte (em três dimensões e com um tamanho considerável, para ter impacto) na biblioteca durante um mês. A primeira foi a peça de Fernando Pessoa, mas poderia ser um animal ou algo abstracto que procurasse suscitar a curiosidade dos estudantes.

Com esta iniciativa pretende-se levar os alunos (especialmente nas disciplinas de português para nativos e de português como língua não materna), a construírem um texto, expressarem uma opinião ou realizarem um trabalho acerca daquele intruso.
O primeiro “Intruso Convidado” é da autoria do ceramista Victor Mota e o do próximo mês é do escultor Renato Franco.
O Conselho da Cidade é parceiro desta iniciativa, fazendo a ligação com artistas caldenses que disponibilizam as peças que se tornam “intrusos”. Ana Costa Leal, presidente desta associação, explicou à Gazeta das Caldas que esta iniciativa surge depois de há dois anos duas turmas de português como língua não materna terem visitado quatro ateliers de artistas caldenses. “Alguns quiseram começar a ter aulas com o Vítor Mota e ainda frequentam o atelier”, contou.
Notando que nem sempre se vê o resultado directo e imediato das acções salientou a importância de estabelecer pontes entre as instituições. “Através de uma porta, outras se abriram e surgiram novos projectos que ajudam a promover os artistas e, por consequência, as Caldas”.

- publicidade -