O actor caldense Graciano Dias, protagonista de “Os Maias”, o último filme de João Botelho, está nomeado para a categoria de Melhor Actor Principal dos Prémios Sophia 2015, que serão entregues pela Academia Portuguesa de Cinema em Abril.
As nomeações foram conhecidas no início de Março e os restantes nomeados da mesma categoria são Filipe Duarte (A Vida Invisível), João Jesus (Os Gatos Não têm Vertigens) e João Lagarto (O Grande Kilapy).
Graciano Dias, de 33 anos, já venceu um prémio Actor Revelação em 2010 e vai representar o papel de um vilão numa das próximas telenovelas da TVI.
A entrega de Prémios Sophia 2015 decorrerá no dia 2 de Abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com apresentação de Cláudia Semedo.
A Academia Portuguesa de Cinema é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2011, que visa aproximar o cinema português do público e promover o cinema nacional no mundo.
Em 2012, a Academia instituiu os Prémios Sophia, que à semelhança dos que existem nos EUA (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta), pretendem distinguir o melhor do cinema português, em várias categorias entre as quais melhor filme, realizador, actor e actriz, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem, documentário e filme estrangeiro.
A Academia é presidida pelo produtor Paulo Trancoso, acompanhado na direcção por Carla Chambel (actriz), José Carlos Oliveira (realizador), Ana Sofia Major (produtora) e Vicente Alves do Ó (realizador). A mesa da Assembleia Geral é composta por Inês de Medeiros (actriz), Patrícia Vasconcelos (directora de casting) e João Cayatte (realizador) e o conselho fiscal por Miguel Monteiro (actor), Maria do Carmo Moser (produtora) e António Costa Valente (produtor).
- publicidade -






























