
O Dia Mundial da Poesia vai ser celebrado em Torres Vedras com várias iniciativas. Logo no dia 20 de Março, às 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras exibe “Florbela”, uma longa-metragem do realizador e argumentista Vicent Alves do Ó, que nos dá a conhecer a história de Florbela Espanca, poetisa alentejana que soube transformar todas as adversidades e infortúnios da vida na mais bela poesia portuguesa.
O preço do bilhete para assistir ao filme é de 3,50 euros e a duração é de 120 minutos.
No dia 21 de Março, a poesia sai à rua, a partir das 9h30, com uma série de actividades que vão envolver também as escolas do concelho.
Às 11h30 os participantes seguem em cortejo até à Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino onde será inaugurada a exposição “A Bola Gigante de Poesia”, seguida de visita livre. Às 10h30 haverá um encontro com a escritora Maria João Veiga, na praça da República, para debater “A Poesia da Palavra” numa acção organizadora pela Escola Secundária Henriques Nogueira.
Depois das 14h30, a cidade será “invadida” por Poetas Ambulantes – Leitura de Poemas, em que será sublinhada a musicalidade das palavras e a inspiração dos poetas.
Esta acção decorrerá na Casa Ruim, Livrododia, Casa Avó Gama, MomentVm, Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e Escola Secundária Madeira Torres.
Carlos Ferreira, vencedor do Concurso de Homens Estátua de Santa Cruz vai estar na Praça 25 de Abril, entre as 15h30 e as 17h30 para recordar Fernando Pessoa através das artes performativas.
O evento terminará com a tertúlia “Dar Voz a Um Poema” que terá lugar pelas 22h00 no Hotel Império.
Neste dia as livrarias de Torres Vedras aderentes (Torriana, Livrododia, União, Casa Ruim e Bertrand) farão 10% de desconto nos livros de poesia.
N.N.






























