O Museu Malhoa acolheu, a 1 de Dezembro, o lançamento do livro “Textos do colóquio da exposição Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, uma iniciativa da Associação Património Histórico que teve lugar em Setembro de 2018 naquele museu e cujos textos foram agora reunidos e editados no terceiro volume da colecção Anais Leirienses – Estudos e documentos.
“Um Médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, assim se designou o colóquio organizado pelo Grupo Património Histórico (PH) a 22 de Setembro, no Museu Malhoa. As intervenções – dos mais variados temas – decorreram durante todo o dia e complementaram a exposição que foi inaugurada ao fim do dia.
Da mostra, que esteve patente até Janeiro de 2019, fizeram parte cartas, documentos e fotografias de Fernando Correia, o médico que viveu nas Caldas da Rainha e que esteve na I Guerra Mundial.
O editor Carlos Fernandes referiu que a colecção Anais Leirienses – Estudos & Documentos – tem como objectivo a divulgação de trabalhos de investigação histórica, patrimonial e cultural sobre o distrito de Leiria e concelhos limítrofes.
A apresentação da obra foi feita por João Serra que referiu que este terceiro volume se refere a vários aspectos da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial e que se une à história de uma pessoa, o médico que viveu nas Caldas, Fernando da Silva Correia.
Segundo Isabel Xavier, a ideia de reunir os textos do colóquio surgiu logo no próprio momento da realização do evento. A presidente do PH recordou também que a exposição dedicada a Fernando Correia foi merecedora de um menção honrosa e de um prémio nacional da Associação Portuguesa de Museologia.
De “Textos do colóquio da exposição Um médico na Grande Guerra – Fernando da Silva Correia” podem ler-se os contributos de vários investigadores do Oeste que estudaram aspectos relacionados com os médicos, combatentes e jornalistas que participaram no conflito.































