O novo grupo dos Pimpões, Teatro de Boca, vai apresentar a sua peça de estreia no próximo dia 21 de Março, pelas 21h30, na colectividade. Ao todo, o grupo tem 10 raparigas, coordenadas pela actriz caldense Tânia Leonardo e vão dar-se a conhecer com a peça de estreia “Quem é o próximo?”.
Esta é uma criação colectiva das jovens entre os 16 e os 25 anos que frequentam também os cursos de Teatro da ESAD e do Colégio Rainha D. Leonor e que integram o grupo de teatro das Gaeiras.
E porquê Teatro de Boca? “Porque temos muitas coisas para dizer”, explica a mentora do grupo, acrescentando que quer que este colectivo “vá a Roma, que grite e que berre”.
Sobre esta primeira peça que será dada a conhecer nas Caldas na próxima quinta-feira, Tânia Leonardo explica que “é uma exposição muito generosa de cada uma das actrizes, escondidas atrás de cada personagem, mas que afinal acaba por ser uma exposição autobiográfica”.
Além da vertente experimental e de laboratório, o Teatro de Boca pretende no futuro “criar uma dinâmica de espectáculos nas Caldas, não só de repertório clássico como também de repertório escolar”, disse a criadora do grupo.
Deste modo, sempre que uma turma quiser ver representada alguma peça de Gil Vicente, o Frei Luís de Sousa (de Almeida Garret) ou o Felizmente há Luar (de Luís de Stau Monteiro), “já não terá que ir a Lisboa pois poderá fazê-lo nos Pimpões”.
O Teatro de Boca é um projecto “ambicioso” já que, a médio e longo prazo, quer que se instale uma nova companhia profissional nas Caldas. “É possível pois contamos com o apoio dos Pimpões”, diz Tânia Leonardo, que apela a que a população venha ver as suas peças pois será através da bilheteira que irão financiar as necessidades do grupo.
Mariana Constantino, 19 anos, é das Caldas e diz que é no palco que se sente bem. Herdou o gosto do pai, que fez teatro de revista nos Pimpões e para o ano quer ingressar no curso de Teatro na ESAD.
“Está a ser uma boa experiência e temos vindo a crescer”, disse a jovem, satisfeita por integrar o novo grupo teatral.
“Quem é o próximo?” surgiu a partir do trabalho iniciado em Outubro e foi emergindo nas conversas e nas improvisações das jovens do Teatro de Boca. “Queremos com esta peça que o público saia daqui a pensar”, comentaram a actriz e a encenadora do grupo. Nesta primeira apresentação há ainda várias referências a autores do mundo teatral, tais como Shakespeare, Artaud e Regina Guimarães.
Do Teatro de Boca fazem parte Ana Lopes, Ana Manana, Ana Sequeira, Eduarda Santos, Ester Marques, Jeni Lage, Maria João Graça, Mariana Constantino, Marta Taveira, Rita Elias e Vânia Dinis. O espectáculo estreia a 21 e volta ao palco da colectividade no dia 23 de Março, pelas 21h30.






























