O Teatro da Rainha e o Mestrado em Escrita Criativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra celebraram, no início de agosto, um protocolo de colaborações que visa “desenvolver competências avançadas de escrita em domínios como escrita literária, narrativas audiovisuais (rádio, imprensa, internet) e artes performativas (teatro, cinema, televisão)”.
Conforme se anuncia nas redes sociais da companhia de teatro caldense, pretende-se com este ciclo de estudos “desenvolver o conhecimento crítico da linguagem e da escrita com base num conjunto diversificado de práticas criativas de escrita e promover a experimentação e a invenção de novas formas de escrita, entendendo a escrita como prática definidora das artes e humanidades e uma expressão fundamental da criatividade e da inovação no mundo atual”.
O mestrado, de especialização avançada, no qual a companhia instalada nas Caldas da Rainha vai participar, pretende formar profissionais em escrita criativa para o setor das artes e da cultura. Será orientado pelos professores Graça Capinha e Manuel Portela, e encontrará no Teatro da Rainha “um conjunto de práticas regulares, desde as da “leitura dramatúrgica”, no sentido dortiano do termo dramaturgia, às da experimentação da escrita diretamente “experimentada” no corpo do ator”. Para o Teatro da Rainha, este projeto entronca em experiências que a companhia já desenvolve no âmbito das escritas.
A partir de setembro vão realizar-se também nas Caldas oficinas e laboratórios dedicadas a narrativas breves com Henrique Fialho e aos Exercícios de Imaginação e improvisação Teatrais que será coordenado por Marta Taveira. Esta última formação destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos. ■
Teatro da Rainha colabora em mestrado em Coimbra
- publicidade -































