Teatro da Pessoa vai ter sede nas Caldas

0
1644
Tânia Leonardo (ao centro) e várias “guias” e actrizes do Teatro da Pessoa

O Teatro da Pessoa, liderado por Tânia Leonardo, vai ter a sua sede nas Caldas da Rainha. O grupo, constitui-se como associação e sagrou-se vencedor do Orçamento Participativo Jovem nacional, dispondo de 100 mil euros para a adequação de um espaço que vai ser, em simultâneo, de espectáculos e ensaios mas que terá também biblioteca artística, galeria e uma loja solidária. O grupo esteve recentemente na Expoeste onde apresentou a peça Dias de Natal.

O Teatro da Pessoa é uma associação sociocultural criada em 2018, mas o projecto nasceu de um laboratório teatral feito em 2013 e que se destinava a estudantes de teatro que frequentavam a universidade ou os cursos técnico profissionais ligados ao Teatro. “Neste momento funcionamos com uma metodologia própria e temos três turmas nas Caldas e igual número em Lisboa”, disse Tânia Leonardo que desde 2003 coordena grupos de teatro nas Caldas, primeiro com o Atelier Arte e Expressão, depois nos Pimpões e de seguida no Centro da Juventude.
Há um grupo infantil, outro para adolescentes e um de adultos que têm ensaios e aulas que são dadas por “guias”, actrizes que se formaram na Escola Superior de Teatro e Cinema ou no curso de Teatro da ESAD.
Em conjunto, o grupo decidiu avançar não só com o grupo de teatro como se constituiu em associação cultural. Uma das actrizes, Ana Sequeira, propôs-se fazer uma candidatura para concorrer ao Orçamento Participativo Jovem, a nível nacional, com o projecto Teatro da Pessoa, Partilha e Intervenção Cultural. Este comporta a readequação de um espaço existente e desabitado para uma sala de espetáculos não convencional, espaços de ensaio, biblioteca artística de consulta, loja social (troca por troca) e galeria de exposições.
O projecto foi um dos vencedores a nível nacional e, neste momento, aguarda apenas a conclusão dos trâmites legais para poder começar as obras da futura sede que terá lugar no centro das Caldas, sem ainda poder revelar a sua localização exacta. “Será a nossa casa finalmente depois de tantos anos sem lar”, disse a actriz explicando que este “é o nosso sonho e esperamos poder implementá-la nas Caldas com boas condições para a actividade teatral e para receber pessoas”.

Receber outros grupos

Ana Sequeira, de 26 anos, é da Ilha do Faial mas veio para as Caldas para frequentar a licenciatura de Teatro na ESAD e ficou por cá. Começou também a frequentar as aulas de Tânia Leonardo como actividade extracurricular e foi ficando, tendo sido um dos elementos mais activos para conseguir realizar a candidatura ao Orçamento Participativo Jovem. “Não me via a fazer outra coisa senão Teatro”, disse a jovem que também colaborou para formar a associação.
Gosta do trabalho que desenvolve no Teatro da Pessoa, sobretudo dar aulas aos mais novos. “Apesar de ser uma grande responsabilidade é um trabalho muito recompensador”, afirmou a jovem, ansiosa por ter a sede do grupo onde vai ser possível partilhar o espaço e abrir a porta a residências artísticas de outros grupos.
A caldense Mariana Constantino, de 25 anos, formou-se em Teatro também na ESAD e está a frequentar o mestrado em Educação Especial. Começou a trabalhar com Tânia Leonardo há muitos anos no grupo dos Pimpões e depois no do Centro da Juventude. A actriz viveu recentemente uma experiência de trabalho na EuroDisney, tendo dado corpo às mascotes que circulam no parque temático e que os visitantes gostam de se fotografar em conjunto. Mariana explicou ainda que os elementos do grupo são unidos, o que é a melhor forma de conseguir ultrapassar os vários obstáculos que enfrenta um grupo teatral sem casa fixa.
Maria Eduarda, de 23 anos, começou por integrar o primeiro grupo de teatro de Tânia Leonardo e foi crescendo e ganhando cada vez mais interesse pela arte dramática. Tanto que fez o curso técnico-profissional de teatro no Colégio Rainha D. Leonor. Depois de um ano na ESAD, passou posteriormente para a Escola Superior de Teatro e Cinema onde terminou a sua formação. Está satisfeita por integrar o trabalho neste grupo onde se exige que se faça “um trabalho de entrega e de coração”, rematou.
O vereador Hugo Oliveira referiu que “está mais do que provado que nas Caldas há vários profissionais ligados ao teatro” e congratula-se com a vinda da nova sede deste grupo, que trabalha nas Caldas e em Lisboa.

Uma peça de Natal na Expoeste

- publicidade -

Este grupo apresentou o espectáculo para a infância “Dias de Natal” nos dias 8 e 15 de Dezembro à tarde e no dia 13 de Dezembro à noite, no auditório da Expoeste. Tratou-se de uma criação colectiva a partir de contos tradicionais de Natal. Conta-se a história da Leonor de seis anos que tem uma boneca muito velha e estragada mas a criança não quer outra, nem a nova que a mãe insistiu em comprar. A história cruza-se com a de Dora, outra menina que vive na rua e que Leonor vê, através da sua janela. Como a peça só teve três apresentações, as responsáveis do Teatro da Pessoa estão a pensar em voltar a repô-la.

- publicidade -