As instalações da Filarmónica de A-da-Gorda (Óbidos) foram palco de um espectáculo de teatro na noite de 8 de Dezembro.
Perante casa cheia, o grupo “Animais de Palco”, do Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira, interpretou a peça “O Urso”, escrita por Anton Tchekhov no final do século XIX.
Trata-se de uma comédia de costumes que brinca com a guerra dos sexos, envolvendo uma viúva, um credor e uma trama de paixão que revela a susceptibilidade humana numa critica ao comportamento de homens e mulheres. “A peça é protagonizada por três elementos, tendo sido aclamada e elogiada em todas as apresentações”, explicou Elsa Duarte à Gazeta das Caldas.
Na mesma noite, o grupo “Dos 8 aos 80”, de A-da-Gorda, apresentou diversos sketches de revista à portuguesa. Denominada “Vidas modernas”, esta peça foi escrita por Armando Mendonça (que também protagonizou alguns momentos humorísticos), com a colaboração de outros elementos do grupo. O autor conta que demorou cerca de um mês para escrever os textos com crítica social e humorística, e que se inspirou na antiga revista à portuguesa e na leitura de anedotas.
A encenação das peças foi dos professores de Teatro, Pedro Bernardino e Catarina Strech, que acompanham os grupos de teatro amadores do concelho.
A aplaudir esteve uma casa cheia, que “gostou muito e nos incentivou a continuar”, destacou Armando Mendonça.
Estes actores, grande parte deles integrados no projecto municipal Melhor Idade, lamentam apenas que não hajam mais participantes pois, com um número reduzido, não é fácil encontrar peças que possam interpretar.
Entretanto, o grupo “Animais de Palco” voltou a apresentar a peça, no passado dia 16 de Dezembro, na festa de Natal do Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira, que contou também com a presença do grupo de teatro “Os Gaiatos da Vila Gaeiras”, que apresentou o “Auto da Compadecida.
Já o grupo “Dos 8 aos 80” não tem nenhuma actuação agendada e quer preparar um novo espectáculo durante o próximo ano. Armando Mendonça está já a escrever novos sketches com os temas sempre actuais da crítica social aliada ao humor.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























