Stickerman – o novo projecto de um dj com 15 anos de carreira

0
691

djAndré Semeador, mais conhecido por dj Gury, lançou, em Abril deste ano o seu novo projecto intitulado Stickerman. Numa nova fase – cujo nome surge do hábito do jovem de colar autocolantes (stickers) – o dj caldense, de 31 anos, pretende alegrar os ouvintes com uma sonoridade funky. Sempre dentro do house, passando pelo deep, as festas de Stickerman são marcadas pela distribuição de autocolantes e pelos já famosos óculos cor-de-rosa. O seu hábito por colar e distribuir autocolantes até já levou à criação da expressão: “foste stickado!” – a frase que alguém diz quando cola um autocolante numa outra pessoa.

Decorria o ano 2000 quando André Semeador, então com 16 anos, começou a fazer umas brincadeiras no estúdio que um amigo tinha em casa. Como explicou, “o bicho começou a pegar” e nunca mais o largou.
As primeiras noites em que passou som foram no antigo Rádio Bar, onde era funcionário e onde aproveitava as folgas para mostrar a sua paixão.
Durante uma década e meia de djing tocou em várias salas, não só na região, como de norte a sul do país e até em Espanha. Foi residente no Solar da Paz e sentiu as mudanças da passagem do CD para o suporte virtual.
Apesar de notar que é bom que haja uma facilidade de acesso ao software e ao espólio musical, não deixa de referir que é pena que muitos dos novos dj’s não saibam a cultura djing e não saibam trabalhar sem um computador.
“Comecei já nos cd’s e andava com duas malas de cinco a oito quilos cheias porque tinha que ter tudo o que quisesse passar”, contou. É que em 2000 não estavam divulgados os softwares que faziam a sincronização dos tempos de forma automática…
Outra das mudanças na região é que as casas de diversão nocturna fecharam e os dj’s ganharam espaço nas festas das aldeias, cada vez mais procuradas pelos jovens. No entanto, não deixa de referir que “é uma tristeza quando vemos a Green Hill como ela está… E o Solar é uma pena porque é uma das casas mais perfeitas para sunsets”.
Num balanço dos 15 anos de carreira, afirmou que ser dj “foi sempre super positivo, conheci muita gente, diverti-me imenso, nunca me chateei com ninguém e criei laços de amizade”.
Apesar de ser um confesso amante da música, não vive, nem se imagina a viver apenas disso. Na música vê o seu escape, a sua alegria, mas não quer que esta seja uma obrigação. Para além disso, mostra-se consciente de que “um dj pode ganhar muito dinheiro hoje e amanhã não ganhar para comer”, o que o levou a procurar um trabalho com um rendimento mensal fixo. Agora o dj também é técnico publicitário, o que o ajuda na divulgação e na comunicação que faz com o público.
Para o futuro fica a vontade de dar a conhecer o seu trabalho fora da sua zona e voltar a tocar fora de portas. Para além disso, pretende apostar na produção de originais com a parceria de instrumentistas.
Durante os próximos dois sábados (começou a 25 de Julho e acaba a 15 de Agosto), Stickerman irá passar som no autocarro que liga as Caldas da Rainha à Foz do Arelho, entre as 15h30 e as 18h30. Uma ideia que é dele próprio, que propôs ao Centro de Juventude.

- publicidade -