A Loja do Sr. Jacinto teve no passado sábado, 23 de Novembro, uma exposição da Elementum, que se dedica a criar peças de roupa sustentáveis e multifuncionais que já são vendidas para vários países europeus. A responsável pela marca é a designer de moda Daniela Pais que viveu na Holanda e agora decidiu dar a conhecer o seu conceito nas Caldas, para onde veio viver há três anos com a sua família.
Daniela Pais, 41 anos, formou-se em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Terminou o curso em 2002 e durante alguns anos teve um estúdio de moda onde criou uma mala, a La.Ga, feita em material inovador e que obteve o Prémio Nacional de Design em 2002.
Esteve dois anos ligada a este estúdio mas depois quis continuar a estudar e foi viver para Eindhoven na Holanda, onde tirou o mestrado em Design Sustentável e Humanitário pois era dos únicos cursos desta área, na Academia de Design daquela localidade.
A sua tese centrou-se sobre a produção e o consumo de roupa e “como há tanto desperdício nessas duas áreas”, contou a designer à Gazeta. A tese de Daniela Pais foi concluída em 2007 e um ano depois, a designer criou a sua própria marca, a Elementum, que se dedica a minimizar os desperdício que existem na concepção das peças de vestuário.
Foi também em Eidhoven, uma das cidades emblemáticas do design a nível internacional, que conheceu o seu marido e juntos constituíram família. Têm três filhos e após 11 anos na Holanda, o casal quis vir viver para Portugal, onde têm apoio familiar.
Há três anos que vieram morar para as Caldas. Daniela explica que queriam viver numa cidade média, próxima do mar, com campo e que não fosse muito longe de Lisboa onde vivem os pais da designer. E a decisão recaiu sobre as Caldas onde, segundo a autora, foi fácil a família adaptar-se.
Na criação das peças de roupa da sua marca, Daniela Pais teve em conta peças base “que são novos arquétipos, adaptados às necessidades de hoje”. Usa por exemplo alpaca, algodão orgânico, cânhamo ou cupro (feito com fibra de algodão) para produzir algumas das suas criações. Ainda mantém alguma produção na Holanda mas uma grande parte das suas peças já estão a ser criadas em Portugal.
“Encontrei quem as fizesse em Leiria e em Pataias”, contou a designer explicando que cada uma das suas peças tem mais do que uma função. Ou seja, há peças que são em simultâneo um lenço e uma camisola. Outras são em simultâneo túnica que podem também ser coletes. Ou camiseiros que se transformam em vestidos. A marca também produz casacos e calças, tudo em materiais naturais. Algumas peças têm impressões em serigrafia. Outras são decoradas com motivos naturalistas que podem associar-se à vida dos corais, das composições florais e das raízes. Cada peça “é uma vantagem para o consumidor já que em vez de comprar quatro ou cinco peças, pode usar a mesma de diferentes formas”, disse a autora.
A marca começou com peças de malha que não têm costuras, apostando fortemente na máxima de “cortes mínimos e uso máximo”, criando a maioria das peças com “aposta no desperdício zero”, referiu.
Daniela Pais parte para o seu trabalho valorizando o material com que trabalha. A primeira preocupação da autora é o uso de materiais naturais e aposta forte na durabilidade da peça e daí a aposta na multiplicidade de funções.
“Vendemos directamente para lojas da Alemanha, Áustria e Suíça”, contou a autora que desde 2008 se desloca a terras germânicas para dar a conhecer as suas novas colecções. A Alemanha é o país para onde vende mais pois “é um mercado onde há mais poder económico e uma maior sensibilidade para as questões da sustentabilidade”, disse Daniela Pais acrescentando que o que mais encarece as peças é o material.
As suas peças de Verão podem custar entre os 45 e os 150 euros. Os exemplares de Inverno podem custar entre os 85 e os 250 euros. A Elementum tem coleccção para mulheres e também para crianças.






























