Sr. Jacinto acolheu fábulas ilustradas de Ana Xavier

0
1018
Ana Xavier vai fazer um livro e dar vida às suas fábulas pintadas

Ana Xavier vai em breve publicar um livro com as suas ilustrações. Algumas destas obras marcaram presença na exposição Fábulas Ilustradas que a artista caldense realizou na loja do Sr. Jacinto, a 25 e 26 de Outubro. A autora – que quer continuar a apostar na sua formação artística – apresentou naquele espaço projectos de ilustração e de pintura que tem desenvolvido no seu atelier nos Silos

.

Entre as ilustrações desta autora, há uma girafa chamada Patrícia, uma andorinha Sílvia, o macaco Fausto entre tantos. “São uma espécie de amigos imaginários”, disse Ana Xavier, 26 anos, que se formou em Pintura nas Belas Artes em Lisboa e que completou a sua formação com uma pós-graduação em Ilustração. Estes seus trabalhos baseiam-se nas personalidades de familiares e amigos desta autora que acaba por dar “características” humanas aos seus bichos.
Uma tem muitas amigas, outra é muito espiritual e um dos bichos, que é o Elias, é dono de uma taberna. “Ganhei finalmente coragem para os mostrar em público e tem sido gratificante a reacção das pessoas”, disse a jovem que usa várias técnicas para dar vida aos seus animais, desde a gravura, o desenho a tinta-da-china até ao trabalho em computador. Se não fosse artista plástica, Ana Xavier diz que gostaria de ter sido bióloga e, por isso, há muito que se dedica à representação dos animais. A autora em breve vai dar mais visibilidade às ilustrações dos seus bichos, que serão publicadas num livro, com a história escrita por João Maria Ferreira, também jovem artista.
Ana Xavier apresentou também naquele espaço o projecto Não é só Bordalo e que inclui uma série de aguarelas de peças de cerâmica de vários autores caldenses. A ideia foi desenvolvida para o Caldas Late Night de 2018. A mãe da artista é engenheira cerâmica e por isso, Ana Xavier é próxima daquele mundo. “E quando comecei a investigar, notei que há muitos mais ceramistas ligados às Caldas, para além de Bordalo e é uma pena que não se conheçam os seus trabalho”, disse a autora que, com esta ideia em mente, reproduziu peças de José Francisco de Sousa, de Afonso Angélico, de António Alves Cunha e de Maria dos Cacos.
As suas aguarelas são de pequena escala “como se fossem um tesouro muito precioso que poderia ser incluído num catálogo”, explicou a autora. Ana Xavier, que expôs recentemente na Casa Antero e também no Posto de Turismo, dá resposta a encomendas para fazer retratos e também se interessa pela temática da paisagem. Numa das suas mostras recentes dedicou-se às paisagens da região, sobretudo da Lagoa de Óbidos, local onde a autora gosta de se inspirar.
Agora tem o seu próprio atelier de trabalho nos Silos e dá aulas e workshops em Santarém. “Estou a tentar dar aulas também nas Caldas”, contou a autora à Gazeta das Caldas. Entre os projectos desta autora está fazer uma permanência no estrangeiro e tirar o mestrado em Ilustração Científica. Primeiro pensou em Londres mas as questões do Brexit estão a fazê-la ponderar se não deverá viver essa experiência de aprendizagem e de vida, noutra cidade europeia, como em Berlim.

- publicidade -