Depois de Óbidos e de Sintra, a ceramista caldense está de regresso à capital. No sábado inaugurou a sua terceira loja, no Chiado, ao lado da Brasileira
Abriu portas no sábado, 9 de dezembro, no Chiado, a terceira loja da ceramista caldense Sónia Borga. A autora é mentora do espaço Olaria de São Pedro, em Óbidos, aberto em 2007 e também de uma segunda loja em Sintra que abriu ao público três anos depois. Em Lisboa, já chegou a ter um terceiro espaço em Alfama, que durou um ano por causa da pandemia.
“Chegou a hora de regressar à capital”, disse a ceramista à Gazeta das Caldas, acrescentando que se trata de uma empresa familiar dado que trabalha com o marido e as filhas “que já ajudam nas férias”.
Em relação à nova loja, do Chiado, Sónia Borga fez parceria com o seu irmão, Paulo Gomes, que trabalhava na banca e que agora se dedica à venda de cerâmica. “Tento manter as caraterísticas iniciais que é apostar numa cerâmica contemporânea, ligeira e descomprometida, que possa agradar a todos”, disse Sónia Borga que aposta também em peças de qualidade “para que estas possam ser colocadas na nossas casas”.
Além das peças criadas pela própria autora, Sónia Borga vende também peças de outros autores que trabalham na região: Bolota, Vitor Santos, Sá Nogueira, Liliana Alves e Maria João Peres.
“Trabalho com autores a nível local que têm o seu trabalho consolidado”, referiu a autora que diz que é preciso “foco, perservança e, com a ajuda da família, ainda é melhor”. Os espaços são arrendados e a nova loja possui cerca de 110 metros quadrados de área de exposição, totalmente dedicadas à cerâmica contemporânea e que é vizinha da loja da Vista Alegre. “Ficámos com funcionários do espaço comercial anterior”, referiu a empresária que, nas três lojas, já emprega 12 pessoas. Sónia Borga diz que para o desenvolvimento deste projeto é essencial ter a cerâmica no coração. “Sou mesmo apaixonada por esta arte!”, rematou a autora-empresária. ■































