Já se ouve piano em Óbidos. A 15ª edição da SIPO – Semana Internacional do Piano começou a 28 de Julho e prolonga-se até 8 de Agosto, com masterclasses, concertos, uma conferência e uma exposição de pintura.
Este ano as inscrições lotaram, com 40 participantes, que aproveitam parte do seu tempo de férias para estar em Óbidos e aprender música com alguns dos maiores vultos da área a nível internacional.
No passado sábado foi lançado um CD duplo com parte das gravações feitas, ao vivo, pela Antena 2 durante os concertos do ano passado.
Este ano vêm de 18 países os estudantes e pianistas que participam na 15ª edição da SIPO – Semana Internacional do Piano de Óbidos, que começou na quarta-feira e estende-se até 8 de Agosto.
Como novidades há a assinalar a estreia de um participante da Austrália e outro da Geórgia, assim como de um jovem alemão de 12 anos e de uma professora universitária americana de 82 anos, num total de 40 inscritos. Dois dos participantes irão frequentar as aulas de violoncelo.
A organização tem já uma inscrição para o ano que vem, de uma chinesa que reside nos Estados Unidos. Seis dos participantes são portugueses. Um número que a organização gostaria que fosse mais elevado, tendo em conta a oportunidade que representa, sobretudo para os jovens pianistas, poderem trabalhar com professores estrangeiros, muitos deles a leccionar apenas fora da Europa.
Ainda assim, a lotação está completamente esgotada, até porque do ponto de vista logístico não era possível arranjar mais salas de estudo e alojamento, além de que os professores têm já o seu horário completamente preenchido.
As masterclasses irão decorrer na Igreja da Misericórdia e na Casa da Barbacam e podem ser assistidas. Os dois primeiros ouvintes que se inscreverem para assistir a estas aulas, terão acesso gratuito. Sílvia Gusmão, membro da Associação de Cursos Internacionais de Música (que organiza o evento), realça que estas lições são “interessantíssimas e de grande valor pedagógico”.
Os professores Badura-Skoda, Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro, Boris Berman e Manuela Gouveia voltam a reunir-se em Óbidos e a eles juntam-se Márcio Carneiro, que virá dar as aulas de violoncelo. O músico brasileiro, que trabalha há várias décadas numa universidade alemã, terá a acompanhá-lo Bridget de Moura Castro.
De acordo com a pianista e organizadora do evento, Manuela Gouveia, a aposta na continuidade dos pedagogos está a dar resultados muito positivos. “Traz vantagens para os participantes porque começam a poder dizer que trabalharam com determinado nome, o que para o currículo deles é muito importante”, diz, acrescentando que muitos deles praticamente não dão aulas na Europa. “Os pianistas que sabem que os pedagogos estão em Óbidos nesta altura, vêm para cá”, salienta.
Ao celebrar a 15ª edição, a SIPO tem um programa especial dedicado aos compositores Schumann e Chopin, no ano em que se comemoram os 200 anos do seu nascimento. Nos concertos, além dos recitais de todos os professores e participantes, existem também artistas convidados, como o Quarteto de Matosinhos e o pianista Adriano Jordão que, na segunda parte da sua actuação, contará com a colaboração do barítono José Oliveira Lopes.
Este ano foi também editado um CD duplo com a parte das gravações feitas, ao vivo, pela Antena 2 durante os concertos do ano passado.
Amanhã, pelas 18h00, haverá uma conferência com Vasco Graça Moura. O escritor e politico estará no auditório da Casa da Música para partilhar a sua experiência pessoal sobre a “poesia da música e a música da poesia”.
A SIPO tem um orçamento de 80 mil euros, contando para a sua realização com o apoio do Ministério da Cultura e da Câmara de Óbidos.
Programa
30 de Julho
Duo Manuela Gouveia e Márcio Carneiro (piano e violoncelo)
F. Chopin, B. Martinu, M. de Falla
31 de Julho — 18 horas
Vasco Graça Moura (palestra)
“A poesia da música e a música da poesia: uma experiência pessoal”
31 de Julho
Vitaly Margulis (piano, solo)
R. Schumann, F. Chopin
1 de Agosto
Boris Berman (piano, solo)
C. Debussy
3 de Agosto
Luiz de Moura e Castro (piano, solo)
R. Schumann, F. Chopin
4 de Agosto
Quarteto de Matosinhos
J. Haydn, D. Shostakovich, F. Mendelssohn
5 de Agosto
Concerto dos participantes das master class
6 de Agosto
Concerto dos participantes das master class
7 de Agosto
Adriano Jordão (piano, solo)
C. Seixas, Scarlatti, J. Haydn, L. v. Beethoven, R. Schumann, C. Debussy, A. J. Fernandes
Artista convidado: José Oliveira Lopes (barítono)































