Serigrafia de Taraio será leiloada no Dia da Cidade

0
820
notícias das Caldas
O vitrinista Artur Pires (segundo a contar da direita) doou peças cujo lucro da venda reverte a favor do Projecto Olha-te.

Realiza-se no domingo, 15 de Maio, pelas 15h30, na loja nº 8 do Largo Dr. José Barbosa (que albergou o antigo Terreiro das Gralhas) o leilão de uma serigrafia de Taraio, oferecida pela ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. A obra condensa referências históricas e culturais do passado recente da cidade e tem a figura de Bordalo Pinheiro em destaque.
Este leilão tem como objectivo auxiliar o Projecto Olha-Te (que se dedica apoiar doentes com cancro) e está integrada no programa da exposição “Obras de Artur Pires – Vitrinista – A Reinvenção do Comércio Tradicional”, que abriu portas a 1 de Maio.

A mostra é comissariada por Lino Romão e integra peças de decoração de montras que foram usadas ao longo dos mais de 40 anos de carreira do vitrinista Artur Pires.
Este lisboeta que se radicou há vários nas Caldas – onde teve a sua loja de vestuário – considera que seria possível recuperar o fulgor do comércio caldense.
Na sua opinião, o que está a faltar é a união entre estes profissionais que permita resoluções conjuntas e que beneficiem todo o comércio tradicional da cidade. “Quando cheguei às Caldas nos final dos anos 70, após me ter formado em Londres, constatei que o comércio era tão bom como em Lisboa”, disse.
Artur Pires tem 61 anos e faz montras há 40. Hoje é formador de Vitrinismo e foi com todo o gosto que resolveu doar peças de decoração cuja venda vai reverter para a Olha-te. Diz que as grandes superfícies “devem estar fora das cidades pois aqui é o comércio tradicional que deveria imperar com as montras decoradas com muito mais requinte e com apostas na excelência do atendimento”.
Esta exposição poderá ser vista até ao dia 21 de Maio e as peças decorativas custam entre os 150 e os 400 euros.

- publicidade -

 

- publicidade -