
A noite de 15 de Fevereiro foi de poesia em Óbidos. Os alunos de duas turmas do 10º ano do ensino regular e formandos da Educação e Formação de Adultos dinamizaram um serão poético, intitulado “A lua, as estrelas, os sentidos e as palavras”, que juntou, poesia, música, dança e muita animação.
Os alunos fizeram um filme, que foi projectado no auditório da Casa da Música, e fizeram uma homenagem a vários poetas portugueses, como Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, José Régio, Miguel Torga, Ary dos Santos, ou Fernando Pessoa, com a declamação de poemas, caracterização de poetas e momentos de dança.
O serão contou também com a presença do cantautor Manuel Freire, que declamou poemas e partilhou algumas das suas músicas com os presentes. A noite acabou ao som da “pedra filosofal”, acompanhada pela plateia.
O projecto, integrado na Semana da Josefa, foi organizado pelas professoras de Português Anabela Penas e Fernanda Figueiredo, e teve como objectivos o interesse e o gosto pelo texto poético e pelos seus vários significados, assim como promover o contacto com o músico.
Esta iniciativa pretendeu também motivar os alunos para a leitura e o desenvolvimento da expressão oral, através da declamação de poemas, bem como a promoção das relações interpessoais.
“Vale sempre a pena dedicar tempo à poesia”, resumiu a professora Anabela Penas à Gazeta das Caldas, destacando que os alunos sentiram-se motivados e a comunidade também compareceu no evento.






























