Semana Internacional de Piano de Óbidos alarga-se à região Oeste

0
1009

Já está a decorrer a Semana Internacional de Piano de Óbidos que este ano se alarga a mais concelhos da região com recitais nas Caldas da Rainha, Bombarral e Santarém. Entre 25 de Julho e 11 de Agosto, 27 participantes de vários países aperfeiçoam os seus conhecimentos com seis pianistas e cincopedagogos de renome internacional.

 

Este ano a SIPO deixa as muralhas de Óbidos e alarga-se a mais três municípios da região Oeste. Os laureados do Prémio Antena 2 irão apresentar-se em palco, não só na Casa da Música, como também em Santarém e no Bombarral. Comemorando os 60 anos de carreira da pianista portuguesa Olga Prats, o concerto de encerramento da SIPO terá lugar no CCC, nas Caldas, onde interpretará temas de Alexandre Rey Colaço, Piazzola e João Abreu e Motta.
Sílvia Gusmão, da Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), que promove o evento, destaca que esta descentralização permitirá às pessoas dessas localidades terem acesso aos concertos. “O objectivo é chegar a outros públicos, a pessoas que não conhecem e que têm oportunidade de perceber o elevado nível dos concertos”, disse, acrescentando que ao longo destas duas décadas a SIPO tem feito muito pela divulgação musical.
O evento já possui um público fiel e há melómanos que vêm para Óbidos expressamente para ser ouvintes nas masterclasses. Entre os espectadores, há pessoas vindas de Lisboa e estrangeiros que por cá se fixaram. Há ainda turistas que visitam Óbidos e encontram a SIPO por acaso, assistem aos concertos e ficam tão entusiasmados que chegam a marcar férias consoante a data do evento, para poderem voltar nessa altura. “Acabamos por ser uma grande família”, conta Sílvia Gusmão, destacando que o convívio é fomentado também após cada espectáculo, entre os músicos e o público.
Na organização da SIPO desde 2000, a responsável destaca o “extraordinário nível musical e artístico, os intercâmbios e amizades que se criam”. Durante 15 dias Sílvia Gusmão, que vive entre Bruxelas e Cascais, deixa a casa entregue aos filhos e muda-se para Óbidos de armas e bagagens.

- publicidade -

 

Participantes de vários pontos do mundo

 

Esta edição conta com 27 participantes vindos dos Estados Unidos, Brasil, Coreia do Sul, China, Grécia, Espanha e, sobretudo, de Portugal. Sílvia Gusmão destaca que, ao contrário do que tem acontecido noutras edições, este ano perto de metade dos participantes são portugueses. Um facto que a deixa satisfeita, tendo em conta que a ideia inicial era a de permitir que alunos portugueses tivessem oportunidade de trabalhar com professores e pianistas estrangeiros sem terem que sair do país.
A Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM) voltou a dar uma bolsa de estudo a um jovem pianista, José Cavalete, que estuda na Academia de Música de Óbidos, para participar nesta edição. Tal também já tinha acontecido com o jovem obidense Rui Rodrigues, que actualmente é pianista acompanhador no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa.
José Cavalete, de 16 anos, já no ano passado assistiu às masterclasses e concertos, em troca do apoio que dava na organização do evento. Depois, por altura da Páscoa, participou na SIPO Jovem e agora está frequentar as aulas como bolseiro.
Na tarde de segunda-feira, o jovem residente na Atouguia da Baleia preparava-se para frequentar a primeira masterclasse. “Espero aprender com os melhores professores e melhorar a cada aula”, disse. Estuda piano desde os 10 anos e quer fazer da interpretação deste instrumento a sua vida.
Já Tiago Morin, a residir actualmente perto de Óbidos, está a colaborar na organização por amizade e por interesse na área. O jovem participou na SIPO em 2002, mas entretanto prosseguiu estudos na área da engenharia. O gosto pela música viria a falar mais alto e voltou a dedicar-se ao estudo, agora de guitarra clássica, tendo-se tornado professor de música nas academias de Óbidos e de Alcobaça. “Apesar do piano não ser o meu instrumento principal, vim ajudar” contou o músico, dando nota da importância deste evento cultural para a região. “É de salientar o alto nível dos concertos”, destacou.

Evento cativo nas agendas dos pedagogos

Os concertos de Luiz de Moura Castro e de Bridget Moura Castro, previstos para 4 e 5 de Agosto, foram cancelados por motivos de doença do pianista. Os restantes pedagogos – os portugueses Manuela Gouveia e Artur Pizarro, o russo Boris Berman e o espanhol Josep Colom -, são presenças habituais deste evento. Alguns já vêm há mais de uma década e a SIPO está fixa nas suas agendas.
Já o russo Jura Margulis, veio uma vez com o pai, Vitaly Margulis (já falecido), e este ano está pela primeira vez como pedagogo. Silvia Gusmão lembra que “na altura ele ainda era um jovem promissor acabado de formar e que agora está a leccionar numa escola superior em Viena”, acrescentando que os artistas gostam de vir a Óbidos e de trazer os seus alunos.
E a comunidade local também gosta de os receber. “As pessoas são muito amáveis e acolhedoras”, diz a responsável, acrescentando que no domingo estava a chegar com um grupo que tinha ido buscar ao aeroporto e que, ao passar pela Rua Direita, ouviu uma senhora dizer “lá vêm os meninos da SIPO”.
As masterclasses funcionam em vários locais da vila, como a Casa da Música, Igreja da Misericórdia e o pavilhão da casa da Barbacan. Além disso, há seis pianos de estudo onde se ouve tocar desde as 9h30 às 19h30, que é onde os participantes podem estudar.
Patente no pavilhão da Casa da Barbacan está também a exposição “Sem fonia, à procura da harmonia”, da autoria de António Canavarro. Naquele espaço irá também decorrer, a 4 de Agosto, uma palestra pelo director da Antena 2, João Almeida, sobre os “Caminhos para um músico ter sucesso”.

 

Programa
4 Agosto
Palestra João Almeida, Antena 2 “Caminhos para um músico ter sucesso”
17h00 I Pavilhão da Casa da Barbacam
5 Agosto
Recital de Piano IArtur Pizarro
21hOO I Auditório Municipal
6 Agosto
Recital de Piano I Laureados SIPO 2017
19h00 Auditório Municipal
7 Agosto
Audições participantes SIPO 2018 “Prémio Antena 2” I “Prémio ACIM” 17h00 e 21h00 Auditório Municipal
8 Agosto
Recital de Piano I Jura Margulis
21h00 I Auditório Municipal,
9 Agosto
Recital de Piano I Olga Prats
“60 anos de carreira musical”
21hOO I CCC
10 Agosto
Recital de Piano I Laureados SIPO 2017 Rafael Ruiz & Xiaoyu Guo
19hOO I Fundação Passos Canavarro, Santarém
11 Agosto
Recital de Piano I Laureados SIPO 2017 Rafael Ruiz & Xiaoyu Guo
16h00 I Teatro Eduardo Brazão, Bombarral

Gazeta das Caldas
Uma das masterclasses que está a decorrer na Igreja da Misericórdia | D.R.

 

- publicidade -